Maio Amarelo: escolas da rede estadual realizam atividades de conscientização para redução de acidentes no trânsito 

A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, encaminhou propostas de atividades às escolas

31/05/2023
-
4 min de leitura

Escolas da rede estadual aderiram ao movimento Maio Amarelo e desenvolveram, durante o mês de maio, atividades voltadas à reflexão e sensibilização para a prevenção de acidentes e violência no trânsito. As ações foram compartilhadas com os alunos, ensinando direitos e deveres, não só como pedestres e ciclistas, mas também como futuros motoristas. 

Nas escolas da Superintendência Regional de Curvelo, as atividades escolhidas foram a elaboração de cartilhas, concurso de redação, desenhos, circuitos e palestras. Criado pelo analista educacional da SRE de Curvelo, Cláudio Faria, o concurso de redação chegou à 3ª edição, com a participação de escolas de 12 municípios da região. 

“O tema do concurso é “Como posso contribuir para um trânsito mais seguro?”. Os alunos puderam participar enviando desenhos e redações. Os profissionais participam com projetos pedagógicos e as escolas com portfólio de ações”, explica Cláudio. As atividades em Curvelo se encerrarão com um passeio ciclístico no dia 04 de junho. O projeto de Redação e Desenho, também foi compartilhado com a SRE de Unaí e a cidade de Feira de Santana, na Bahia. 

Na Escola Estadual Dona Leonina Nunes Maciel, da cidade de Cruzília, pertencente à SRE Caxambu, um projeto chamou a atenção. Os professores de Educação Física, Kléber Júnior e Valdirene Cristina desenvolveram um circuito interativo, onde os estudantes realizam ações como motoristas, utilizando suas próprias bicicletas, respeitando semáforos, faixas de pedestres e placas de trânsito criadas por eles. “Eles montam todo o trajeto na quadra da escola. Os alunos trazem bicicleta, moto (elétrica), para participarem”, relata a diretora Ariadne Andrade, que também reforça o envolvimento e apoio dos professores regentes de turma, com tarefas feitas em sala de aula, com conversas e atividades escritas.  

A participação e animação dos estudantes também é ponto levantado pela diretora: “Os alunos adoram. Eles já ficam esperando chegar o mês de maio, para que possam participar. É uma forma de adquirirem conhecimento, pois eles fazem todas as ações do trânsito normal: parar, ter atenção, seguir. Eles controlam tudo, o semáforo, o percurso. Ficam empolgados em participar.”

Segundo a diretora, as ações nas escolas geram o envolvimento dos familiares, com a orientação da escola para que os alunos repassem essas informações, além do próprio compartilhamento dos estudantes, pela alegria em participar de ações interativas e divertidas. “Os alunos gostam de se posicionar nas ações que acontecem. Muitos alunos contam de situações que viram e se posicionaram, pois aprenderam de uma forma e passam esses ensinamentos aos pais.”

No trânsito, escolha a vida

Este é o tema escolhido para a comemoração do aniversário de 10 anos do Maio Amarelo. A Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, encaminhou propostas de atividades que foram desenvolvidas pelas escolas durante o mês de maio. 

O Programa Maio Amarelo desenvolve atitudes de respeito e segurança no trânsito, afim de diminuir os números das mortes e atingir a meta de prevenção proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a década (2021-2030). O Programa visa dialogar com diversas áreas da população, dos mais jovens aos mais experientes, crianças e adultos, todos são atores que fazem parte dos meios urbanos e nas rodovias, como pedestres ou motoristas, a campanha visa conscientizar todos que estão inseridos ao trânsito, como um todo.