Livro didático digital estará disponível na rede estadual de ensino

A previsão é que a partir de abril materiais do PNLD sejam disponibilizados de maneira digital, permitindo que o livro didático seja acessado nas escola ou em qualquer lugar Um aliado de todos os estudantes, o livro didático é um caminho para o conhecimento. O material, que também auxilia os professores e estudantes no cotidiano […]

27/02/2023
-
3 min de leitura

A previsão é que a partir de abril materiais do PNLD sejam disponibilizados de maneira digital, permitindo que o livro didático seja acessado nas escola ou em qualquer lugar

Um aliado de todos os estudantes, o livro didático é um caminho para o conhecimento. O material, que também auxilia os professores e estudantes no cotidiano educacional, traz muito mais do que conteúdos teóricos e atividades, eles abrem um novo universo. No dia 27 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático, e a rede pública estadual de ensino reconhece o valor desta ferramenta no processo pedagógico com uma novidade: materiais didáticos digitais. Mais uma ferramenta inovadora de tecnologia pública, que permite mais acessibilidade aos estudantes e professores. 

Por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do governo federal, que compreende ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, estudantes e professores terão disponíveis os instrumentos didáticos também de forma digital. Os materiais que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem trazem, ainda mais, possibilidades para estudantes e professores. A previsão é que os livros digitais dos anos iniciais do ensino fundamental sejam disponibilizados a partir de abril para todas as escolas brasileiras.

O principal benefício do livro didático digital é proporcionar mais possibilidades aos professores para trabalharem suas práticas didáticas e pedagógicas, assim como propiciar uma aprendizagem mais eficiente e acessível aos estudantes. O formato digital com recursos dinâmicos também agrega os estudantes portadores de necessidades especiais e com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, já que esses materiais  já serão disponibilizados com acessibilidade para todos os alunos, em especial para esses estudantes. 

“O PNLD renovou a sua importância como programa consolidado no Brasil, porque se reformulou e se adaptou às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e às competências gerais, específicas de cada componente curricular. É uma ferramenta importantíssima para que os estudantes tenham acesso ao material didático de qualidade”, reforça o diretor da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG),  Weynner Lopes Rodrigues. 

O livro didático é uma ferramenta que subsidia os professores em suas ações pedagógicas, atendendo a todas as idades e níveis de ensino. Disponibilizado de forma gratuita, o objetivo é aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, fomentar a prática investigativa e incentivar a leitura. Com curiosidades, contextualização de temas e apresentação de assuntos que permeiam o dia a dia dos estudantes, os livros didáticos são instrumentos que permitem um aprendizado mais completo e atemporal. Por isso, é importante que os alunos tenham cuidado com os exemplares físicos também. Afinal, a conservação e o uso de maneira consciente é o que irá garantir que, se tratando dos livros reutilizáveis, outros estudantes recebam os exemplares em bom estado e possam ter uma experiência de conhecimento mais agradável.

A versão digital é uma novidade que está começando a ser usada agora. Até o momento, foram disponibilizadas apenas prévias dos materiais, ainda não são todos os conteúdos que estão disponíveis. Em breve, serão divulgadas mais informações e detalhamentos sobre o assunto.