Live no Dia Mundial da Água vai marcar lançamento do Programa “REGAR”, parceria entre Educação e Arsae/MG

Iniciativa vai auxiliar escolas a disseminar cultura de consumo consciente da água O consumo consciente é uma prática que deve ser adotada por todos e a escola é um espaço propício para estimular mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos. Pensando nisso, a Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de […]

11/03/2022
-
2 min de leitura

Iniciativa vai auxiliar escolas a disseminar cultura de consumo consciente da água

O consumo consciente é uma prática que deve ser adotada por todos e a escola é um espaço propício para estimular mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos. Pensando nisso, a Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) criaram o programa “REGAR – Regular e Educar”. A iniciativa será lançada no Dia Mundial da Água, 22 de março, em uma live no youtube, às 10 horas.

O programa tem entre seus objetivos proporcionar vivências diferenciadas aos alunos e profissionais de educação, com atividades voltadas à temática de saneamento, de modo que disseminem o conhecimento aprendido, se tornem cada vez mais conscientes quanto ao adequado uso da água e participem efetivamente de discussões relacionadas ao saneamento.

No primeiro ano da parceria serão beneficiadas quatro Superintendências Regionais de Ensino: Ouro Preto, Pará de Minas, Nova Era e Sete Lagoas. As escolas estaduais serão convidadas a participar do programa e deverão fazer a adesão à iniciativa. Mais informações estão disponíveis no site http://www.arsae.mg.gov.br/regar/.

Para falar um pouco sobre o programa foi gravado um podcast. Na conversa entre diretor da Arsae-MG, Stefani Ferreira e a Superintendente de Políticas Pedagógicas da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Esther Augusta Nunes Barbosa, são discutidos a importância da iniciativa para Minas Gerais e como a educação pode contribuir para a melhoria do processo de saneamento básico. Clique AQUI e confira.

Formação
No mês de abril, serão ofertadas formações que irão auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento das ações com os estudantes e comunidades escolares. Serão capacitados Auxiliares Técnicos da Educação Básica (ATB); Auxiliares de Serviços Básicos (ASB); Gestores; Especialistas, Professores e Pontos Focais das regionais. O objetivo é que eles sejam instrumentalizados para trabalhar temáticas como preservação da água, consumo consciente, entre outros.