
SEE e Sedese apresentam números do JEMG 2022 e planejamento para 2023
O seminário teve o objetivo de divulgar os resultados do JEMG 2022, reunir sugestões para a próxima temporada e recolher propostas de melhorias para os Jogos.
Foi realizado na manhã desta quinta-feira (15/12) o Seminário de Avaliação dos Jogos Estudantis de Minas Gerais, o JEMG, com objetivo de divulgar os resultados referentes a edição de 2022, reunir sugestões para a próxima temporada e recolher propostas de melhorias para os Jogos. O evento foi realizado pelas Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Desenvolvimento Social (Sedese/MG).
Além dos gestores do interior do estado, estiveram presentes o Subsecretário de Esportes, José Francisco Filho – o Pelé do Vôlei; o Superintendente de Programas Esportivos da Subesp, Frederico Pessoa; a Diretora de Incentivo ao Desporto Educacional, Fernanda Alves; a Diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Alyne Rodrigues; as Analistas Técnicas de Esporte Educacional da SEE, Celina Gontijo e Christina Gomes; o Coordenador Geral Técnico de Esportes da FEEMG, Guilherme Cicarini; o Coordenador Geral de Esportes da FEEMG, Rodrigo Tavares; e a Coordenadora de Ações de Aprendizagem Ensino Fundamental da SEEMG, Gilsônia Andrade.
“Em 2022, tivemos a mais desafiadora execução de todos os anos devido a pandemia. Foi um momento de retomada do convívio social esportivo. Vários momentos de discussões para essa retomada até chegarmos à concretização das etapas do JEMG neste ano, pois os jogos deveriam ocorrer com toda segurança e podemos afirmar que, mais uma vez, vencemos”, disse a Analista Técnica de Esporte Educacional da SEE, Celina Gontijo.
A SEE acredita nesta parceria, para potencializar a redução das desigualdades educacionais, valorizar a diversidade mineira, ampliar a abrangência curricular, tornar a escola mais atrativa, além de melhorar o processo ensino aprendizagem e a qualidade da educação. “A prática esportiva, no contexto do JEMG, contribui não somente para o desenvolvimento físico e cognitivo do estudante, mas para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento de grupo, seja quanto à equipe, seja em relação à unidade de ensino e à comunidade escolar, impactando positivamente na formação de cada participante”, ressalta a também Analista Técnica de Esporte Educacional da SEE, Christina Gomes.
Na abertura, a diretora de educação, Alyne Rodrigues, falou sobre a vitória das parcerias com a Sedese e FEEMG que viabilizam os Jogos Escolares, uma experiência única para a geração estudantil. “O JEMG é a escola fora dos muros e além do cotidiano, permitindo aos alunos saírem dos limites municipais após mais de dois anos de pandemia e protocolos de segurança. A possibilidade de alunos de Montes Claros participarem dos jogos nacionais nos enche de orgulho. Essa participação e experiência vão muito além dos currículos de cada um dos estudantes”.
Mesmo com algumas desistências, e até Wx0s ocorridos em 2022, a edição superou a expectativa dos organizadores quanto ao número de inscritos. Pelé citou as dificuldades enfrentadas pela Subsecretaria de Esportes e a feliz surpresa pela procura pelos Jogos. “Foi desafiador voltarmos com os jogos após a pandemia, assim como foi surpreendente o número de inscrições e o sucesso com que todos, juntos, realizamos a edição de 2022.”
Ao todo foram: 731 municípios, 31.967 atletas 1.832 escolas (estaduais, municipais, privadas, federais).
Como reflexo do sucesso do JEMG, em setembro, tivemos uma boa representatividade da delegação mineira nos Jogos Nacionais da Juventude, em Aracaju, onde conquistamos 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 9 de bronze.
Minas Gerais também teve participação de destaque nos Jogos Escolares Brasileiros, o JEBs, no Rio de Janeiro, em novembro, quando conquistou 14 medalhas de ouro, 16 de prata e 28 de bronze.
Na Paralimpíadas Escolares Brasileira 2022, nossa delegação de 101 atletas teve novo recorde no quadro de medalhas com 48 ouros, 42 pratas e 40 bronzes.
Na sequência da apresentação dos números, foram discutidas as sugestões recebidas para 2023. Entre outros temas, os gestores pleiteiam a qualidade técnica da arbitragem. Por sua vez, a FEEMG se comprometeu com a realização de cursos de reciclagem visando esclarecer as novas regras e padronizar ações durante as competições.
Outra demanda apresentada pelo interior foi sobre o prazo de divulgação das tabelas. Fernanda Alves, da diretoria de Incentivo ao Desporto Escolar, sinalizou com a possibilidade de antecipar a divulgação expandindo o calendário dos jogos.
Jogos Paralímpicos
Este ano, os Jogos Escolares Paralímpicos tiveram uma edição especial exclusiva, realizada em Belo Horizonte, com participação de vários atletas nas diversas modalidades oferecidas no JEMG. Todo o evento contou com intérpretes de libras e oportunizou talentos que até então não tinham oportunidade de se desenvolverem.
“O esporte paralímpico precisa ser mais difundido no estado. Vejo a realização dos jogos paralímpicos separadamente dos Jogos estudantis como um grande primeiro passo. Agora aguardamos o avanço na promoção e divulgação dessas modalidades”, concluiu Alan, fisioterapeuta de Poços de Caldas.
Uma observação pertinente do Marcelo, que convidou todos para uma reflexão, foi sobre “a exclusão de alunos deficientes na prática do esporte nas escolas de Minas Gerais como um todo”. Frederico Pessoa, superintendente da Subesp agradeceu e chamou atenção para as publicações de editais de fomento ao paradesporto que são disponibilizados mas são pouco acessados pela comunidade. Ele convidou os gestores a “se inscreverem nos editais e aumentar a devolutiva ao Estado” para que, cada vez mais, recursos possam ser direcionados à promoção do esporte paralímpico.
A mesa de discussões e debates apresentou demandas dos gestores esportivos do interior do Estado e ponderações da equipe da Subsecretaria de Esportes que relacionou cada um dos pedidos e se comprometeu em avaliá-los e viabilizar soluções.
* Com SEDESE/MG.