
Importância da cultura científica na Educação Básica é tema de encontro virtual promovido pela Secretaria de Estado de Educação
Live reuniu professores da rede e participantes para dialogar sobre o Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), da SEE/MG
Promover o diálogo com professores, estudantes e gestores escolares das escolas participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb), sobre a importância da cultura científica na educação básica e o desenvolvimento da pesquisa científica na escola, buscando traçar as principais características de um projeto de pesquisa, bem como as metodologias cientificas. Esse foi o objetivo da live promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), por meio do canal do Youtube Estúdio Educação MG, nesta quinta-feira (3/8).
Com a participação de mais de mil pessoas que acompanharam o encontro ao vivo, a live esclareceu temas importantes como as diferenças entre ensino, extensão e pesquisa, o foco do Iceb na pesquisa científica, o panorama do curso, bases teóricas e práticas para pesquisas científicas na educação básica. Essas temáticas foram abordadas por professores curadores do ICEB, Marcelo Ribeiro Vasconcelos, Ana Paula Guedes Henrique, Guilherme de Souza Lima Oliveira, Carolina Izabela Dutra de Miranda e a Analista Educacional e integrante do Núcleo Gestor do Iceb, Elzelina Dóris dos Santos, que dialogaram e debateram sobre o tema.
Na primeira apresentação da noite, o professor Marcelo Ribeiro explicou como as práticas de ensino, extensão e pesquisa são sociáveis no dia a dia. “Estão intimamente entrelaçadas. É importante que elas tenham um funcionamento independente e é preciso ter em vista a especificidade de cada uma dessas práticas para a boa organização dos projetos realizados no ICEB”, reforçou o professor, que ainda trouxe explicações para a identificação de projetos de ensino, extensão e pesquisa, além de explicar os pontos importantes de suas características.
Com a duração de pouco mais de uma hora, a live trouxe diversas explicações relacionadas ao ICEB e, como trouxe a professora Ana Paula Guedes em sua apresentação. “Em meus sete anos como professora da Educação Básica criamos metodologias ativas, diversas formas de ensinar cotidianamente, então, trabalhamos novas abordagens de ensino, ensino-aprendizagem, todos os dias. Na nossa prática, promovemos debates, chamamos pessoas para discutirem temas diversos, focados na extensão e em incentivar uma prática e culturas dentro da escola”, conta.
A professora também destacou sobre como o Iceb reforça a necessidade de pesquisa, além das criações cotidianas dos professores: “Uma forma de olhar o mundo, de investigá-lo e fomentar conhecimento, através de uma lógica sistemática. Esses projetos precisam estar pautados dentro de critérios de pesquisas científicas”, concluiu. Foram apresentadas explicações sobre como validar uma teoria, na pesquisa científica, a prática de pesquisa e a construção da pesquisa na prática. Além disso, foi informado durante a live, pela professora Carolina Izabela, quanto à disponibilização de um curso preparado pelo ICEB, voltado a orientadores e tutores, pensando na qualificação de professores orientadores. O curso Bases Teóricas e Práticas para a Pesquisa Científica na Educação Básica está disponível no site da Escola de Formação, com carga horária de 60 horas/aula. Para acessar, clique aqui. Para acessar o conteúdo completo e assistir a live, basta acessar o canal Estúdio Educação MG no Youtube, clicando aqui.