ICEB: Publicado edital de seleção de Professores Tutores

O período de inscrição inicia na próxima sexta-feira, dia 17/2, e vai até 5 de março

15/02/2023
-
3 min de leitura

O período de inscrição inicia na próxima sexta-feira, dia 17/2, e vai até 5 de março

As inscrições para a seleção de professores que atuarão como Tutores do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) começam nesta sexta-feira (17/2). O Edital Nº 06/2023 da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), voltado para professores efetivos da rede estadual que desejam acompanhar as atividades dos Núcleos de Pesquisas participantes do Programa, foi publicado hoje (15/2) no Diário Oficial de Minas Gerais.

Esse é o terceiro edital de seleção da edição 2023/2024 do Programa. O ICEB visa fomentar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa. O foco é incentivar os estudantes a aprimorarem o processo de aprendizagem e a ingressarem no Ensino Superior. 

Não é permitida a atuação de profissionais de ensino em mais de uma função no Programa. Caso se inscreva e seja selecionado em todos os editais, o professor deve escolher em qual atuar no âmbito do Programa ICEB — curadoria, tutoria e orientação.

Professores Tutores
Os Professores Tutores têm a função de apoiar e orientar os Núcleos de Pesquisas das escolas selecionadas; colaborar com as formações sobre pesquisa, metodologias e escrita científica; elaborar orientações e guias; orientar, acompanhar e validar os produtos de pesquisa (Relato de Experiência e/ou Artigo Científico) elaborados pelos Núcleos de Pesquisa das escolas; entre outras atribuições. O período de vigência da tutoria do ICEB vai de abril de 2023 a dezembro de 2024. 

A carga horária obrigatória voltada às atividades de tutoria será de sete horas/aula semanais — cumprida à distância, com momentos síncronos — e deve ser realizada no contraturno. A distribuição da carga horária ao longo da semana deverá ser organizada de forma que não comprometa as demais atividades docentes. 

Entre os pré-requisitos para ser um Tutor do ICEB, constam:

  • Ser professor efetivo, regente de aulas, com atuação no Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio regular ou Educação de Jovens e Adultos – EJA, sem previsão de férias-prêmio, mudança de lotação e/ou Licença para Tratar de Interesses Particulares (LIP) no período de vigência do Edital;
  • Ter disponibilidade para extensão de carga horária de sete horas/aula semanais, sem prejuízo do cumprimento das horas de Módulos I e II, atestada pelo professor;
  • Possuir pós-graduação Stricto Sensu concluída em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Inscrições
Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, por meio deste formulário online, que estará aberto no período de 17 de fevereiro a 05 de março. A divulgação do resultado final dos selecionados, após recursos, está prevista para o dia 21 de março, no site da Secretaria de Educação

Para mais informações, acesse o Edital SEE Nº 06/2023.