Secretaria promove Semana Pedagógica de Formações com lives que abordam temas centrais para educação mineira

Lives serão realizadas, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, pelo canal do Youtube da Escola de Formação, no horário das 17h às 18h30 A rede estadual de ensino de Minas Gerais iniciou, na última terça-feira (1/2), o ano escolar 2022. Ao longo desta semana, durante os dias escolares, as equipes pedagógicas das unidades […]

02/02/2022
-
3 min de leitura

Lives serão realizadas, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, pelo canal do Youtube da Escola de Formação, no horário das 17h às 18h30

A rede estadual de ensino de Minas Gerais iniciou, na última terça-feira (1/2), o ano escolar 2022. Ao longo desta semana, durante os dias escolares, as equipes pedagógicas das unidades de ensino se reúnem para planejar diferentes estratégias que têm como foco o desenvolvimento integral dos estudantes. Para auxiliar neste momento, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, vai realizar, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a Semana Pedagógica de Formações 2022.

A Semana Pedagógica de Formações 2022 trata-se de um conjunto de lives que abordam temas centrais para a educação mineira, como planejamento, acolhimento como parte da rotina escolar, e autoria docente, a serem oferecidas aos profissionais da educação. A cada dia será abordada uma temática diferente.

O objetivo da ação é garantir novas possibilidades de aperfeiçoamento, interação e aprendizagem entre profissionais da educação e potencializar as relações de ensino e de aprendizagem.

As lives acontecem sempre no canal do Youtube da Escola de Formação – Estúdio Educação – no horário das 17h às 18h30.

Confira abaixo a programação completa:

DATA: 02/02/2022
TEMA: Planejamento: comece pelo fim
HORÁRIO: 17h às 18h30
FORMADOR(A): Alessandra Pereira
Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Gerente de Formação Docente do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto nima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e do Centro Universitário UNA.

DATA: 03/02/2022
TEMA: Acolhimento como parte da rotina escolar
HORÁRIO: 17h às 18h30
FORMADOR(A): Jane Reolo
“Graduada em Pedagogia é Mestre em Educação com a temática Tecnologia e Gênero e Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP. Foi Professora Orientadora de Educação Digital – POED entre 1995 e 2002 e coordenou o Núcleo de Educação Digital da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo entre 2012 e 2015. Diretora de Escola aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo , atualmente é Coordenadora de Inovação em Educação com Tecnologia no Instituto Unibanco.”

DATA: 04/02/2022
TEMA: Professor-autor: a aula e seus avessos
HORÁRIO: 17h às 18h30
FORMADOR(A): Gabriela Alves
Licenciada e bacharel em Química, especialista em ensino de ciências, mestre em ciências e doutora em ciência e tecnologia de alimentos, trabalhou com pesquisa durante 10 anos na Universidade Federal de Pelotas no RS. Em 2020 colaborou na elaboração do caderno sobre componentes eletivos e atuou como professora na rede estadual de educação de Santa Catarina.