Governo de Minas divulga resultado do cadastro escolar

Os dados publicados pela Secretaria de Estado de Educação estão disponíveis para consulta no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. A confirmação da matrícula na escola pública deve ser realizada entre os dias 20 de dezembro e 13 de janeiro.

13/12/2022
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A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais divulgou, nesta segunda-feira(12/12), o resultado do Cadastro Escolar de 2023, para encaminhamento dos estudantes que se inscreveram pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (SUCEM),  realizado no período de 9 a 30 de novembro, deste ano, com objetivo de garantir uma vaga em uma das escolas da rede pública (estadual e municipal), conforme orientações fornecidas durante o cadastro. 

Os dados para consulta já estão disponíveis no site: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para saber a escola à qual foi encaminhado para matrícula, o estudante ou  responsável(a) deve informar o número de inscrição e data de nascimento do candidato inscrito no Sistema. E quem tiver perdido o número de inscrição pode resgatá-lo no próprio site do cadastro, basta clicar em  “esqueci meu número de incrição”,  informar  nome completo, tipo de ensino, data de  nascimento e nome do pai ou mãe. 

Após verificar o resultado da alocação, o candidato(a) deve procurar a escola pública indicada para confirmar a matrícula. Na rede estadual, a confirmação de matrícula será de 20 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023. Na rede municipal, a confirmação segue o calendário da secretaria municipal de educação do município. Quem não tem acesso à internet deve procurar a Secretaria Municipal de Educação dos 727 municípios que aderiram ao Sucem, para consultar a unidade de ensino para confirmar a matrícula escolar. 

De acordo com a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE, Simone Emerick, o cadastro vai direcionar o candidato a uma vaga na rede pública em uma unidade escolar mais próxima de sua residência, que tenha vaga para a etapa a ser cursada pelo estudante considerando os critérios definidos na Resolução SEE Nº 4.775/2022. “É importante que o estudante ou responsável se atente ao período para confirmar a  matrícula que vai garantir a vaga na rede estadual de ensino ou na rede municipal. Além disso, verifique os documentos, como comprovante de residência e de escolaridade, que são primordiais para a confirmação da matrícula na escola indicada que dará acesso à etapa de ensino ao qual o candidato se inscreveu”, explicou a superintendente. 

Vagas remanescentes 

Para quem perdeu o prazo do Cadastro Escolar deste ano, a Secretaria  vai abrir uma oferta de vagas remanescentes, a partir de 24 de janeiro de 2023. As inscrições poderão ser realizadas pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (SUCEM), no endereço eletrônico: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, até 10 de fevereiro de 2023. 

As famílias que não têm acesso à internet poderão procurar uma escola da rede estadual ou da municipal para se inscrever e concorrer a uma das vagas remanescentes. Mais informações podem ser consultadas no site do Sucem