Governo de Minas apresenta balanço de ações e resultados dos quatro anos de gestão

Na Educação, os destaques foram o programa Mãos à Obra na Escola, o Trilhas de Futuro e a expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Pasta contou com investimentos recordes nos últimos quatro anos.

20/12/2022

O trabalho do governador Romeu Zema e dos secretários estaduais na gestão de 2019 a 2022 foi pautado pela busca do equilíbrio nas contas, responsabilidade com o dinheiro público, respeito ao contribuinte, transparência, criação de políticas públicas para melhoria da educação, geração de emprego e renda, promoção da saúde, segurança e outras iniciativas para o benefício da sociedade. As principais ações de cada secretaria foram apresentadas na manhã desta terça-feira (20/12), no Palácio da Liberdade, pelo governador e o vice eleito, Professor Mateus.

Apesar das dificuldades financeiras, a atual gestão conseguiu realizar o maior montante feito por uma gestão do Estado em infraestrutura de escolas e ações voltadas à capacitação profissional dos estudantes.

“A educação pública estadual avançou bastante nos últimos quatro anos, apesar do difícil período que enfrentamos com a pandemia de covid-19. Em 2022, especificamente, conseguimos fazer uma expansão robusta na oferta do ensino médio em tempo integral, avançamos também na oferta dos cursos técnicos do Trilhas de Futuro. Neste fim de ano já estamos vendo os alunos das primeiras turmas se formando e em janeiro de 2023 vamos abrir mais 40 mil vagas em diversos cursos técnicos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Um dos principais destaques foi o Mãos à Obra na Escola, que reformou mais de 1.700 escolas, de 575 municípios mineiros. O programa inclui a construção de muros, reforma de telhados, banheiros, cozinha, refeitórios, rede elétrica, reforço estrutural de salas de aula, substituição de portas, reforma geral de instalações e construção de quadras esportivas.

As escolas também receberam mobiliários e equipamentos novos, como computadores. De acordo com o diagnóstico de Infraestrutura da Rede, em 2019, no início da gestão, 36,7% das escolas eram classificadas como precária e muito ruim. Atualmente, o percentual é de 10,2%. Muito boa e ótima saltou de 37,6% (2019) para 67,4%.

Houve ainda a maior expansão do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na história do estado, com aumento de 12 mil para 91 mil vagas entre 2019 e 2022, e ampliação de 77 para 592 escolas ofertantes do tempo integral. Atualmente, há EMTI em 338 municípios. Em 2019, a modalidade era ofertada em apenas 67 cidades.

Outro destaque foi a implantação do Trilhas de Futuro, programa gratuito de formação profissional de jovens estudantes. Hoje, estão matriculados mais de 100 mil estudantes. São 78 opções de cursos e 181 instituições credenciadas. O aluno ainda recebe uma ajuda de custo para despesas com transporte e alimentação, que neste ano que vem passará para R$ 20.

“Além disso, temos cerca de 6 mil professores da rede estadual fazendo mestrado, pós-graduação e doutorado, pelo programa Trilhas de Futuro Educadores. Na parte pedagógica, foi um ano em que trabalhamos muito fortemente na recomposição de aprendizagem. Tivemos mais de 90 mil alunos matriculados em aulas de reforço. Com a campanha de busca ativa, conseguimos que 56 mil estudantes retornassem para a escola em 2022”, afirmou o secretário.

Com Agência Minas

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG