Gestores das Superintendências Regionais de Ensino se reúnem para alinhar o planejamento estratégico de 2023

Servidores das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado participaram de reuniões técnicas para planejamento das ações na rede estadual de ensino Nesta quinta-feira (2/3), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reuniu gestores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para a realização de três encontros: o 1° Encontro das Superintendências […]

02/03/2023

Nesta quinta-feira (2/3), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reuniu gestores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para a realização de três encontros: o 1° Encontro das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o Encontro Técnico dos Coordenadores de Inspeção e o encontro dos assessores de gabinete. Ao longo do dia, os participantes, que se reuniram na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, tiveram palestras, com a participação das Subsecretarias da SEE/MG, onde foram tratadas pautas relativas à rede estadual de ensino.

O Objetivo foi realizar os alinhamentos necessários para o planejamento estratégico de 2023 atuando neste encontro, especificamente, pontos e temas relacionados às vivências administrativas da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, da Subsecretaria de Administração e Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos.

“Após um mês do início do ano letivo nas escolas estaduais de Minas Gerais, a SEE reforça a importância da articulação com as Superintendências Regionais de Ensino e as equipes técnicas dessas regionais, principalmente os coordenadores de inspeção, trazendo-os para Belo Horizonte para fazer os alinhamentos em relação ao planejamento do ano de 2023. Neste sentido, o objetivo é dar coesão ao trabalho que a SEE tem realizado regionalmente e garantir o alinhamento necessário para que as ações possam se replicar em todas as escolas estaduais”, pontuou o Subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso.

Este é um encontro muito importante uma vez que entende-se que a mesma política orientada pelo órgão central precisa estar sendo executada nas 47 regionais da SEE/MG. “Quando a gente fala do pedagógico isso é extremamente importante porque os alunos transitam entre as escolas e precisamos garantir que a política seja cumprida para todo mundo. Este momento é quando temos a oportunidade de alinhar as principais ações ao longo deste ano e o encontro presencial permite essa troca de forma mais efetiva. É a oportunidade de um entender o problema do outro, das particularidades regionais, de percebermos como podemos intervir. Além de garantir o contato direto da equipe do órgão central que pensa as políticas pedagógicas com quem está executando lá na regional e na escola”, explicou a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante.

Também na quinta-feira, ocorreu uma oficina técnica sobre o planejamento do Plano de Atendimento das Escolas Estaduais para o ano de 2024. Em paralelo, foram realizadas reuniões técnicas com as equipes de gabinetes das regionais sobre diversos projetos da SEE que fortalecem as parcerias com os municípios, entre eles, o Projeto Mãos Dadas. Os coordenadores de inspeção escolar também tiveram reuniões técnicas com a assessoria central de inspeção escolar.