Gestão e desenvolvimento dos servidores são abordados em live da Secretaria de Educação

Objetivo foi abordar temas relativos ao aperfeiçoamento e à valorização dos servidores da Educação. Na oportunidade, foi anunciada a nomeação do 4º lote de excedentes do concurso público de 2017

22/08/2023
-
4 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu a live temática “Gestão e Desenvolvimento dos Servidores da Educação”, nesta terça-feira (22/8), com o objetivo de abordar temas relativos ao aperfeiçoamento e à valorização dos servidores públicos que atuam na rede estadual de ensino mineira. A reunião foi transmitida pelo canal da pasta no YouTube e alcançou um público de cerca de 5 mil pessoas. 

Com mediação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e participação da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro; do superintendente de Desenvolvimento e Avaliação, Paulo Henrique Rodrigues; e do superintendente de Gestão de Pessoas, Tarcísio de Castro Monteiro, o encontro virtual possibilitou o esclarecimento de dúvidas e o anúncio de novidades da SEE/MG, como  a nomeação do 4º lote de excedentes do concurso público de 2017, que será publicado, no Diário Oficial de Minas Gerais, nesta quarta-feira (23/8). 

“Valorizar o servidor é algo importante. Temos feito o pagamento de alguns retroativos, e trabalhado também com algumas progressões e promoções. Isso tudo é feito com muito carinho e muito cuidado, para que a gente consiga atender às expectativas dessa rede e construir uma educação de qualidade”, afirmou o secretário. 

Foram debatidos assuntos como o concurso público da SEPLAG/SEE/MG 2023; o Guia de Ajustamento/Readaptação Funcional; o curso de formação de gestores; o Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), promoção e progressão e demais questões que permeiam o dia a dia das escolas e dos servidores da educação. O público da reunião eram gestores e inspetores escolares, servidores das Superintendências Regionais de Ensino e das escolas e demais pessoas interessadas em conhecer mais sobre os assuntos debatidos.

Valorização do servidor e aperfeiçoamento de processos

A dinâmica da reunião foi organizada para ouvir os servidores e responder às questões e as dúvidas levantadas pelo público que acompanhava a live. Os principais assuntos tratados foram a otimização dos fluxos dos processos da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG; o concurso público, regido pelo Edital SEPLAG/SEE nº 3/2023 — que está com inscrições abertas até às 16h da próxima terça-feira (29/8); as promoções e progressões de carreira; e o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares. 

A progressão aumenta 2,5% em cima do salário do servidor e a promoção aumenta 10% em cima dessa remuneração. “Mensalmente, a gente faz publicações grandes de progressão e promoção. Até o final do mês, nós vamos publicar mais um lote de progressões especiais para diretores de escola. Ao todo (contando todas as progressões já realizadas desde 2021), serão 5.621 publicações beneficiando esses diretores”, ressaltou Gláucia. 

Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares

Conforme anunciado na live, a Secretaria de Educação irá promover, a partir de setembro, o curso de formação de gestores, que foi pensado e preparado para os diretores escolares. A essência dos conteúdos ministrados nessa capacitação é a prática, com assuntos bem alinhados ao cotidiano dos diretores, abordando também temáticas teóricas. Serão tratados temas como prestação de contas, questões pedagógicas, avaliação educacional e análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

“Essa vai ser uma contribuição importante para esses servidores, que são tão fundamentais para a nossa rede de ensino. O conteúdo foi desenvolvido abordando todos os aspectos da gestão escolar, contando, inclusive, com o auxílio de um grupo focal de gestores que nos ajudaram a modelar o conteúdo, de forma que dialogue com a prática desse profissional no seu dia a dia”, pontuou o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação, Paulo Henrique Rodrigues. 

A previsão é que as aulas se iniciem em meados de setembro. Serão formadas 3 turmas, com aulas síncronas e assíncronas. O curso é obrigatório para os servidores que já estão desempenhando a função de gestão escolar.

Cerca de 5 mil pessoas acompanharam a live. Para quem perdeu a transmissão, ou quer assistir novamente, é só clicar aqui e acessar a reunião na íntegra.