Exposição do Museu Itinerante da UFMG permite visitas virtuais

Por meio de uma plataforma virtual, estudantes e professores têm acesso, de forma interativa, a conhecimentos sobre as diversas áreas da ciência e da tecnologia O primeiro museu de ciência e tecnologia do Brasil construído dentro de um caminhão agora pode ser visitado de forma online. O tour virtual aproxima ainda mais o Museu Itinerante […]

03/03/2023
-
3 min de leitura

Por meio de uma plataforma virtual, estudantes e professores têm acesso, de forma interativa, a conhecimentos sobre as diversas áreas da ciência e da tecnologia

O primeiro museu de ciência e tecnologia do Brasil construído dentro de um caminhão agora pode ser visitado de forma online. O tour virtual aproxima ainda mais o Museu Itinerante Ponto UFMG — um projeto de extensão do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP – UFMG) — do público, que pode acessar  a Exposição Ponto Virtual de onde estiver. 

Inicialmente pensado para ser itinerante, a atração, montada dentro de um caminhão, é um espaço científico-cultural interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, estudantes do Ensino Básico de Minas Gerais e também do Brasil. Para proporcionar ainda mais comodidade e acessibilidade, a exposição, que foca em ser dinâmica e busca promover interatividade entre os estudantes e as diversas áreas da ciência e da tecnologia, oferece tudo isso e muito mais, mesmo que virtualmente. 

O caminhão físico é retratado de maneira online, como em uma dinâmica de jogo. Por meio de comandos interativos que o próprio visitante pode dar, é possível percorrer toda jornada de conhecimento. No interior do veículo, as pessoas perpassam por cinco ambientes adaptados – Sala das Energias Naturais, Sala da Floresta, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala da Consciência. Os ambientes contam com cenários e recursos tecnológicos que levam o visitante a uma imersão, vivência e discussão de temas ligados ao homem e a sua relação com o meio ambiente. 

A carreta, quando não está percorrendo as escolas, fica estacionada no Centro Pedagógico da UFMG, no Campus Pampulha. 

Experiência que agrega valor para estudantes e professores

Oferecendo um imersivo aprendizado além da sala de aula, o tour online pela Exposição Ponto Virtual, aproxima os estudantes dos conteúdos ministrados na escola e amplia a capacidade de compreensão. 

Os profissionais da educação também são contemplados nesse percurso didático, já que têm a oportunidade de vivenciar experiências que colaboram para o aprimoramento de suas habilidades didáticas e pedagógicas, o que os auxiliam nas atividades teóricas e práticas em sala de aula. Além de ampliar horizontes para que os docentes busquem o aperfeiçoamento contínuo e tenham contato com um espaço propício para o desenvolvimento de pesquisas e metodologias de ensino. 

Confira

Acesse a plataforma da exposição virtual e confira as atrações do Museu Itinerante sem sair de casa. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site https://museu.cp.ufmg.br/ e o perfil no Instagram @museuponto.