Ex-aluna da rede estadual de ensino é convocada para a Seleção Brasileira de Futebol de Salão

A atleta Daniele Barbosa Cardoso participou do JEMG está na Argentina disputando a edição 2023 do Mundial de Futsal Feminino Ser mulher é, muitas vezes, um grande desafio. Mulheres encontram, historicamente, mais percalços para serem protagonistas da própria história. Nos últimos anos, ações para que essa realidade mude estão, aos poucos, tomando forma. Exemplo dessa […]

10/03/2023

Ser mulher é, muitas vezes, um grande desafio. Mulheres encontram, historicamente, mais percalços para serem protagonistas da própria história. Nos últimos anos, ações para que essa realidade mude estão, aos poucos, tomando forma. Exemplo dessa mudança é o esporte que, inicialmente, era majoritariamente para homens e hoje, cada vez mais, há mulheres que se destacam em competições mundiais. Nesta semana do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) destaca uma ex-aluna da rede pública estadual que foi convocada para jogar pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol de Salão.

Mostrando um excelente desempenho nas quadras, Daniele Barbosa Cardoso, de 24 anos, foi aluna da Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, localizada no município de Capelinha, no alto Vale do Jequitinhonha. A atleta, que joga na ala direita, está na Argentina para a edição 2023 do Mundial de Futsal Feminino, promovido pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), entidade que adota as regras antigas do esporte. Daniele estreou no último domingo, dia 5 de março, numa partida em que o Brasil goleou o Chile por 10×1. Na ocasião, a atleta marcou um dos gols da partida. No jogo seguinte, contra a Colômbia, Daniele marcou três dos oito gols que levaram à vitória da Seleção Brasileira.

“Em 30 de novembro eu recebi a convocação para participar dos amistosos aqui na Argentina. Foi uma sensação única, senti uma alegria inexplicável. A sensação de colher frutos bons de um longo trabalho é inexplicável. Essa conquista não é só minha, como também da Escola Rosarinha Pimentinha e de toda minha família e amigos que torcem por mim. Fomos para a Argentina no dia 13 de dezembro de 2022, e fizemos três amistosos contra a Argentina. No dia 25 de fevereiro desse ano recebi a convocação oficial para o Mundial e é uma emoção muito grande representar nosso país. Todo atleta almeja isso, e hoje estou tendo a oportunidade de viver esse momento único.”

Na Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, a atleta participou do projeto esportivo educacional “Aluno Nota Dez”, criado pela escola com o objetivo pedagógico de aumentar a cooperação e desenvolver o espírito de liderança e respeito entre os alunos. Por meio do projeto, a escola começou a participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e se destacou no futsal feminino, conquistando várias etapas: microrregional, regional e estadual. A escola foi campeã nacional nas Olimpíadas Escolares de 2012, quando Daniele integrava o time.

“O JEMG foi o início de tudo, o que abriu várias portas para mim, não só no futsal mas fora também. A diretora da escola, Marta Gomes, e o vice-diretor, Tony Abrantes,sempre foram os pilares dos nossos sonhos, dos jogos escolares para a vida. Eles acompanham passo-a-passo de cada conquista minha, como também de outras meninas. Quando eu recebi a convocação eles e minha família foram os primeiros a saber”, afirma Daniele.

A diretora da Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, Marta Gomes, conta que é muito gratificante ver ex-alunos da escola colhendo bons frutos. “Temos um orgulho danado dela e saber que fizemos parte disso é motivo de muita emoção.”

O vice-diretor e professor de educação física da escola, Antônio Abrantes, está à frente do Aluno Nota Dez e explica que o projeto não nasceu com a finalidade de formar atletas profissionais. “Estamos localizados numa região mais afastada e queríamos criar mais oportunidades para as crianças de praticarem esportes de maneira mais sistematizada. Por meio do projeto, tivemos a oportunidade de começar a disputar os Jogos Escolares e alguns de nossos alunos atletas ganharam destaque.”

A Seleção Brasileira Feminina de Futebol de Salão finalizou a fase de grupos do Mundial com quatro vitórias. Agora, a equipe jogará a semifinal do campeonato.

Jogos escolares

As cidades interessadas em garantir uma vaga nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) de 2023, devem ficar atentas. As inscrições já estão abertas e vão até 31/3. Para realizar o processo de inscrição basta o representante municipal acessar o sistema de inscrições eventosesportivos.social.mg.gov.br.

Os Jogos Escolares são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Participam das competições estudantes-atletas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado.