Estudantes podem participar do Concurso de Desenhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024

A inscrição acontece gratuitamente até dia 21/5; estudantes concorrem a uma viagem com tudo pago para Brasília

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Desenhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) edição 2024, organizado pelo Museu Itinerante Ponto da Universidade de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio podem se inscrever gratuitamente no concurso até o dia 21 de maio através deste link.

O tema proposto para 2024 é “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Esta é uma excelente oportunidade para os estudantes demonstrarem seu talento artístico e criatividade, além da chance de ganhar uma viagem para Brasília – DF, com direito a um acompanhante, para participar da cerimônia de abertura da SNCT 2024 e aprender mais sobre ciência e tecnologia.

Concurso

O concurso visa selecionar e premiar o desenho que melhor represente o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. Serão escolhidos 10 desenhos para participar de uma exposição com votação popular na galeria do site da SNCT 2024. O desenho mais votado dentre os dez selecionados poderá ser utilizado em exposições, documentos, mídia impressa, eletrônica, digital, redes sociais, materiais gráficos, entre outros. Cada participante pode submeter apenas um desenho. Para mais detalhes, consulte o edital completo aqui.

Confira o edital completo aqui.

Premiação

O resultado final do concurso será divulgado no site museu.cp.ufmg.br, com uma lista dos dez desenhos classificados e a quantidade de votos válidos obtidos por cada um. O estudante autor do desenho vencedor será premiado com uma viagem a Brasília, com direito a um acompanhante, para participar da Cerimônia de Abertura da SNCT 2024. As passagens e diárias serão custeadas pelo Museu Itinerante Ponto UFMG. Além disso, o vencedor receberá um certificado de participação e terá seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados às atividades da SNCT.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada por decreto presidencial em 9 de junho de 2004. É realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia. A ideia é selecionar o desenho que melhor comunica as ideias, conceitos e emoções do tema da Semana.