Estudantes mineiros iniciam etapa microrregional dos jogos do JEMG 2023

Com mais de 800 municípios inscritos, competição contará com a participação de jovens de 12 a 17 anos que estudam em escolas públicas e particulares de Minas Gerais

16/05/2023

Foi dada a largada para o JEMG 2023. Começa nesta semana a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, nas 52 sedes regionais da competição, com a participação de estudantes-atletas de escolas públicas e particulares de todo o Estado.

A preparação das escolas, professores e estudantes-atletas já está em curso, não só no aspecto da preparação física, mas também com ações educativas, de incentivo à disciplina e responsabilidade, como destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga: “Educação e Esporte sempre andaram juntos e fazem parte do desenvolvimento do ser humano. O esporte como componente pedagógico é fundamental e gera diversos benefícios aos estudantes, que vão além da parte física, contribuindo com a socialização, dedicação e disciplina.”

Sob a tutela do professor Tiago Henrique e do diretor Wesley Soares, a Escola Estadual Governador Juscelino, em Capinópolis, realizou encontros com responsáveis e atletas, reforçando os pontos extras à atividade esportiva. “Fizemos uma reunião com os pais, para que eles possam entender o fluxo do Jemg, quais escolas e times irão participar, as regras, que acho que é a principal informação, tanto pais, quanto atletas, saírem do seu município, sabendo os seus direitos, mas, também, seus deveres, para que a gente consiga fazer um Jemg melhor ainda do que os anos anteriores, com muito respeito, alegria e espírito esportivo.”, afirma o professor Tiago.

A escola participará do Jemg 2023 com a equipe de futsal módulo 1, que engloba alunos nascidos entre os anos de 2009 e 2011. O professor reforça a preparação técnica para os jogos, em parceria com o Departamento Municipal de Esporte, de Capinópolis, para o treinamento específico da modalidade. “Nas últimas semanas, nós já viemos preparando os alunos, com treinamento específico, com técnicos e assistentes”.

Para o diretor Wesley Soares, a expectativa para os jogos é a melhor possível. No ano de comemoração dos 70 anos da Escola Estadual Governador Juscelino, um dos objetivos é voltar a participar de competições esportivas, mas, segundo ele, além do estudante ser bom no esporte, também precisa estar bem nas demais matérias. “Buscamos unir o esporte à disciplina e rendimento escolar. Os estudantes estão empolgados, com treinamento fora do horário escolar. Para isso, o aluno, além de ser bom de bola, tem de estar bem nas demais matérias, respeitando os colegas, os professores e resolvendo as tarefas de casa.”, enfatiza o diretor.

O JEMG de 2023 e a Etapa Microrregional

O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. Iniciado no dia 15 de maio, com as etapas Microrregionais, o JEMG ainda terá as etapas regionais e estaduais, que definirão os classificados que representarão o Estado no JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros), Jogos da Juventude e para as Paraolimpíadas Escolares.

Na fase atual, os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez avançarão para a fase regional dos Jogos. As modalidades a serem disputadas nesta etapa serão: basquete, futsal, vôlei, xadrez e handebol. Os jogos da etapa microrregional serão encerrados no dia 21 de junho. A etapa estadual incluirá novas modalidades, como: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica, natação e tênis de mesa.

Além disso, há ainda a etapa estadual paraolímpica, com a execução das modalidades atletismo PCD, bocha, futebol de 7, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, halterofilismo, parataekwondo, parabadminton e vôlei sentado.