Estudantes já iniciaram atividades de Reforço Escolar nas escolas da rede estadual

Serão ofertadas mais de 100 mil vagas ao longo do ano. Estudantes público-alvo ainda podem participar da iniciativa

10/05/2023
-
3 min de leitura

O Reforço Escolar se consolidou como importante estratégia para mitigar as perdas de aprendizagens acumuladas ao longo da vida escolar dos estudantes e intensificadas no período da pandemia de covid-19. Nos últimos dois anos, mais de 150 mil estudantes fizeram parte do programa e apresentaram melhorias expressivas no resultado das avaliações internas e externas. A aquisição de conhecimento propicia ao estudante uma mudança de postura e de comportamento que impacta positivamente em toda a escola. 

Em Uberlândia, na Escola Estadual José Zacharias Junqueira, a diretora Fátima Prado relatou que o programa traz muitos resultados para os estudantes, como melhoria no desempenho nas disciplinas ofertadas e aumento da autoestima. Fátima destaca, ainda, que o resultado do Reforço Escolar no ano anterior foi tão positivo que houve aumento na adesão de mais turmas para o ano de 2023. 

“O reforço escolar é uma política pública muito interessante, efetiva e está sendo muito bem recebida pelos pais dos estudantes aqui da escola. Eles fizeram um compromisso conosco, de frequência dos estudantes, e a gente tem visto isso no dia-a-dia escolar”, comenta Fátima, que ressalta que o apoio dos pais é fundamental para a realização do programa junto da escola. 

Emanuelly Mendanha, estudante da Escola Estadual José Zacharias Junqueira, relatou que ela e outros colegas, durante o período pandêmico, tiveram dificuldades em sua alfabetização devido à parada forçada das aulas presenciais. A mãe da estudante, Danielle Mendanha, diz que o Reforço Escolar foi muito importante para o desenvolvimento nos estudos da filha e reavivou a vontade de ir às aulas novamente. 

Durante o período das aulas remotas, Emanuelly desenvolveu dores abdominais por medo de voltar às aulas presenciais, por causa das dificuldades que apresentou com as aulas remotas. “Além da melhoria da aprendizagem, com as aulas de Reforço a minha filha desenvolveu mais segurança, autoestima e vontade de ir para a escola”, relata Danielle. 

Reforço Escolar 2023

Para o programa Reforço Escolar 2023 serão ofertadas mais de 100 mil vagas, em 4 mil turmas distribuídas em todo o estado e organizadas em três momentos. Os estudantes que fazem parte do público-alvo interessados em participar, podem procurar a gestão da escola e solicitar sua inclusão nas vagas disponíveis. As aulas são destinadas aos estudantes matriculados a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. 

A iniciativa oferece um trabalho pedagógico mais individualizado, focado nas necessidades de cada estudante. Além de oferecer uma metodologia de ensino mais dinâmica e interativa, incluindo novas práticas pedagógicas, focado em sanar algum ponto de dificuldade e aprimorar conhecimentos voltados para os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática e Alfabetização. 

As aulas ocorrem em 4 horas semanais, organizadas no contraturno e sextos horários, sendo 2 horas/aula de Língua Portuguesa e 2 horas/aula de Matemática ou 4 horas/aula de alfabetização.