Estudantes de Sabará visitam Aterro Sanitário Macaúbas em ação de comemoração ao Dia Mundial da Água

Cerca de 50 estudantes viram de perto como funciona o aterro e como o sistema é fundamental para preservação dos cursos d'água e lençóis freáticos.

22/03/2024
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), juntamente com o Instituto Mineiro das Águas (IGAM), em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22/3), levou 50 estudantes da  E.E. Elisio Carvalho de Brito, de Sabará,  para uma visita técnica ao Aterro Sanitário Macaúbas, localizado no mesmo município. 

A visita teve como objetivo apresentar a estrutura do aterro e mostrar todo o ciclo operacional de tratamento dos rejeitos. Os estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio integral da escola receberam um lanche e após a integração participaram de uma palestra onde puderam entender mais a fundo como funciona um aterro sanitário, a quantidade e perfil de rejeitos recebidos pelo local, assim como a importância do descarte correto do lixo, a coleta seletiva e a proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos. 

Após este momento, os estudantes seguiram para conhecer de perto as instalações do aterro, tais como a estufa de plantas nativas, os tanques de armazenamento de chorume, o campo de descarte e aterramento dos resíduos e a estrutura que transforma o metano proveniente de decomposição do lixo em energia elétrica. 

A professora de ciências e biologia da escola, Mary Regina Dolabella, reforçou a importância de levar os estudantes para fora da sala de aula, no intuito de potencializar o aprendizado e interesse sobre os cuidados com o meio ambiente, principalmente a água. “Após a visita, os alunos já voltaram para a escola cheios de ideias para projetos científicos. Isso proporciona para eles um aprendizado real do que é visto em sala de aula, é muito enriquecedor e transformador”. 

Victor Gabriel Rodrigues da Silva, de 15 anos, prestou muita atenção durante a visita e contou como é importante entender bem para onde vai o lixo gerado em sua casa. “Descobri coisas incríveis que eu não sabia que eram tão importantes para a nossa sociedade. Achei muito interessante que o biogás pode gerar uma fonte de energia renovável. Essas práticas têm uma contribuição significativa para a preservação do nosso meio ambiente e para a saúde pública”. 

A superintendente de Infraestrutura da SEE/MG, Thais Correa, evidenciou como é fundamental ações articuladas entres as instâncias do poder público no intuito de criar estratégias efetivas para alavancar melhorias na qualidade da água que é oferecida nas escolas estaduais de Minas Gerais, bem como na conscientização dos jovens. “Buscamos o apoio da equipe de educação ambiental da SEE/MG para fazer uma articulação em relação ao trabalho da Superintendência de Infraestrutura  e de Políticas Pedagógicas no que diz respeito às estratégias de trabalho das políticas ambientais junto aos estudantes. E, além disso, essa ação articulada também visa a garantia do fornecimento de uma água de qualidade para todos os estudantes de Minas.”

Thais Correa reforçou, ainda, que é essencial levar temas como esse para dentro das salas de aula e para o dia a dia dos estudantes, no intuito de gerar aprendizado, conscientização e uma consequente mudança de comportamento, o que impacta positivamente em toda sociedade.