Estudantes da rede estadual podem se inscrever até 5 de maio no Programa Jovem Senador 2023

A seleção será realizada por meio de um concurso de redação que terá como tema: saúde mental nas escolas públicas Estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2023, até 5 de maio. As inscrições devem ser feitas neste link e a seleção […]

28/02/2023
-
2 min de leitura

A seleção será realizada por meio de um concurso de redação que terá como tema: saúde mental nas escolas públicas

Estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2023, até 5 de maio. As inscrições devem ser feitas neste link e a seleção dos estudantes será realizada por meio de um concurso de redação, que terá como tema: “Saúde mental nas escolas públicas”

O concurso irá selecionar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando no Senado, o trabalho dos parlamentares.

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.

A prova de redação será aplicada em sala de aula. O regulamento e material para participar no concurso, assim como a ficha de Inscrição e folha de redação, estão disponíveis neste link.

Para concorrer à vaga, os alunos irão passar por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que acontecerão nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.

Etapas da seleção

Na etapa estadual, a escola vai escolher a melhor redação e depois a Secretaria de Estado de Educação de cada federação definirá as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado selecionará o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se tornará um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.  

Durante a experiência da visita ao Senado, os estudantes poderão simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos. Para mais informações  e esclarecimento de dúvidas, acesse a página do Senado