Estudantes da Rede Estadual participam da segunda edição do projeto “EduCom Ciência”

Ao longo do segundo semestre de 2023, estudantes da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras, realizaram a divulgação de pautas científicas por meio da iniciativa

04/01/2024
-
3 min de leitura

Compartilhar e estimular o interesse pelo conhecimento científico entre os jovens é o objetivo principal do EduCom Ciência, desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A dinâmica é baseada na divulgação de temas científicos escolhidos pelos estudantes por meio de textos, produções audiovisuais e conteúdos para as redes sociais. 

Desde 2015 a Ufla vem trabalhando, em parceria com a Fapemig, a divulgação de pautas científicas em uma linguagem mais acessível para a sociedade. Em 2023 a Universidade foi contemplada por meio de nova chamada, com o objetivo de envolver os estudantes da rede pública no processo de produção das notícias acadêmicas. 

“O EduCom Ciência tem sido surpreendente. Nós da comunicação aprendemos muito com o diálogo com os alunos. Ver os relatos dos alunos e como eles se desenvolvem é gratificante. A iniciativa nos capacita a fazer uma divulgação cada dia melhor da ciência. Esperamos que o projeto tenha um futuro próspero e que represente avanços na educação básica e superior para nosso Estado”, salienta a diretora de Comunicação da Ufla e coordenadora do EduCom Ciência, Ana Eliza Alvim. 

Cerca de 14 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras, estiveram envolvidos até a finalização no projeto. De acordo com o interesse, os próprios adolescentes escolheram as temáticas que iriam debater em grupo. Os três objetos de estudo escolhidos foram racismo na sociedade contemporânea, ebulição global e abandono animal. As pautas foram trabalhadas em dez oficinas teóricas e práticas. Os estudantes discutiram o conteúdo, para em seguida realizar a fase prática simulando o processo jornalístico. Contato, apuração, pesquisa de fontes, agendamento de entrevista, gravação e edição com auxílio e supervisão dos profissionais do departamento de comunicação da Universidade.

“Foi emocionante fazer parte do projeto, sabendo que eu, e os meus colegas iríamos ajudar as pessoas a entender os perigos que podem ser causados pelo abandono de animais, como por exemplo a contaminação por doenças transmissíveis. Melhorei minha comunicação não apenas de questões científicas, mas também de assuntos do dia a dia”, afirma Iris Fonseca Quezada, estudante do 1º ano do ensino médio da E.E. Firmino Costa.

A iniciativa vai além da divulgação de temas científicos. A professora da rede estadual Juliana Santiago, coordenadora do EduCom Ciência na E.E. Firmino Costa, cita os ganhos sociais e pessoais dos estudantes. “O EduCom Ciência constitui um importante incentivo ao acesso para o Ensino Superior. O contato com os professores universitários e com as pesquisas científicas despertaram o interesse dos estudantes pela Ciência.  Além de uma abordagem relacionada à educação midiática, o projeto possibilitou o desenvolvimento de habilidades comunicativas e resgate da autoestima dos estudantes. Acredito nessas parcerias como forma de ampliação de reportório cultural dos estudantes e garantia de oportunidades para uma Educação antirracista, inclusiva, democrática e disruptiva”, afirma a professora orgulhosa do desempenho dos estudantes. 

O EduCom Ciência está previsto em edições semestrais em escolas preferencialmente da rede pública da cidade de Lavras.