Estudantes da rede estadual de ensino mineira foram premiados na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

49 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 152 de prata e 416 foram agraciados com medalha de bronze na competição nacional da OBMEP

07/06/2023

A matemática pode até ser considerada uma vilã na opinião de boa parte dos estudantes. Ela exige muita concentração e habilidade de raciocínio lógico para estudar e compreender os números, as formas geométricas, raízes quadradas e os problemas. Mas para os 49 estudantes da rede pública estadual mineira, a disciplina é uma paixão. Os jovens subiram no pódio e receberam a medalha de ouro, maior honraria da competição nacional, representando Minas Gerais, após serem finalistas da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição de 2022. A cerimônia de premiação dos vencedores foi realizada, nesta segunda-feira(05/6), em Florianópolis.

Otavio Rocha Pinheiro, estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Doutor José Pacheco Pimenta, de Brasilândia de Minas, da região Noroeste do estado, é um dos premiados com a medalha de ouro da OBMEP. Ele comemora e diz que deseja conquistar muitas medalhas como essa na vida.

“Fiquei muito feliz ao ver o resultado do meu estudo. Antes de conhecer a OBMEP, nunca havia olhado para a matemática como vejo hoje, é uma disciplina que me incentiva a desenvolver mais a criatividade, a pensar nos números” , conta o estudante.

Se para muitos a matemática é uma disciplina temida, na vida do Otávio ela abriu portas para um futuro promissor. “Este é apenas o começo. Daqui para frente vou continuar focado, dedicado à matemática, porque quero ser engenheiro”, comemorou Otávio.

Participantes

Mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de cerca de 55 mil escolas, entre instituições públicas e particulares de quase 6 mil municípios brasileiros, participaram desta edição. Só da rede estadual de Minas, foram 1330 escolas inscritas na Olimpíada.

Premiações

Foram distribuídas 49 medalhas de ouro, 152 de prata, 416 de bronze, além de certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

Sobre a OBMEP

É uma competição nacional que avalia estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas, bem como, aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Além de contribuir para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na disciplina, a iniciativa promove a inclusão social por meio do conhecimento e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de estudantes brasileiros tenham acesso a material didático de qualidade.

Criada e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada(IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).