Estudantes da rede estadual conhecem espaços culturais de São Paulo por meio do Prêmio ‘Escola Transformação’

35 estudantes do interior de Minas, que tiverem os seus desenhos e desempenhos escolares reconhecidos, em 2023, tiveram a oportunidade de conhecer os Estúdios Mauricio de Sousa

11/01/2024
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Os estudantes da Escola Estadual Doutor Cícero Ferreira, em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, fizeram parte de uma atividade pedagógica diferenciada e muito especial no final de 2023. Graças ao Prêmio Escola Transformação, 35 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, puderam fazer uma viagem para São Paulo e conhecer alguns espaços culturais marcantes da cidade, como o Museu do Futebol e o Estúdio Maurício de Sousa. 

Além dos estudantes, a atividade contou com a participação de 10 profissionais, entre professores, assistentes educacionais e um integrante do conselho tutelar. Na parte da manhã os estudantes conheceram o estádio e o Museu do Futebol, localizado dentro do Estádio Pacaembú, onde aprenderam sobre a evolução do esporte no Brasil e no mundo e tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas relacionadas ao tema. 

Em seguida, os estudantes seguiram para os Estúdios Mauricio de Sousa, onde fizeram uma visita guiada e conheceram de perto o processo de criação dos quadrinhos e demais produtos da Turma da Mônica, tais como as animações, games, aplicativos e filmes. 

A estudante Lidiane Faleiro, de 15 anos, conta que conhecer São Paulo e o estúdio foi uma experiência incrível e transformadora. “Foi uma experiência que vai ficar para sempre marcada em minha vida, para mim foi uma honra conhecer pessoalmente Maurício de Sousa. Realizei um sonho de criança em conhecer os personagens principais da turma da Mônica”, comenta. 

A visita terminou na famosa Pracinha do Limoeiro onde os estudantes receberam a presença do cartunista e fundador da instituição, Maurício de Sousa. O escritor conversou com os estudantes sobre o processo de escrita, a importância da leitura e de expandir os horizontes do conhecimento. 

Premiação

A visita ao Estúdio Maurício de Sousa foi possível graças à premiação que a E.E. Doutor Cícero Ferreira recebeu em sua participação no Prêmio Escola Transformação. A unidade de ensino participou por meio do Concurso de Desenho, juntamente do portfólio do projeto Aprendizado Além dos Muros. Foram premiados os melhores desenhos e também os melhores estudantes do ano de 2023.

O diretor da escola, Márcio Martins, conta que a viagem foi muito especial e importante para a escola e para os estudantes. “Agradecemos muito ao Governo de Minas por essa oportunidade. O Prêmio Transformação proporcionou a realização de diversas atividades ao longo do ano de 2023 para os nossos estudantes. Que em 2024 eles possam também continuar aprendendo fora do ambiente escolar”, acrescentou. 

Projetos pedagógicos 

O prêmio Escola Transformação já é conhecido na rede estadual de ensino e as escolas aguardam ansiosamente para executarem os diversos projetos com os recursos obtidos. Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra, este prêmio é o resultado do empenho das escolas no desenvolvimento e na aplicação das avaliações diagnósticas ao longo do ano de 2023. 

“O resultado da premiação é muito significativo para essas escolas para que elas possam investir em projetos pedagógicos e em todos os trabalhos que elas querem desenvolver com seus estudantes”, comenta a subsecretária. 

Na 2ª edição da premiação, foram concedidos 350 prêmios a 293 escolas, divididos por nível de ensino, categoria de premiação e porte da escola. Cada unidade receberá valores em dinheiro, por premiação, para serem usados no desenvolvimento de projetos pedagógicos, conforme orientação e critérios estabelecidos no Portfólio Pedagógico da SEE-MG.  

Com repasse de recursos por meio de termo de compromisso, a execução dos valores é feita a partir da seleção de projetos — dentre os que constam no Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela SEE, e com aprovação do Colegiado escolar — para a implementação de ações de melhoria, que estejam no limite dos recursos recebidos.

A  iniciativa tem por objetivo reconhecer e premiar experiências de sucesso das escolas públicas estaduais de Minas. Os destaques vão para os resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e nos resultados parciais de fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.