Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)

Os municípios têm até 31 de março para realizar as inscrições. A etapa microrregional será de maio a junho.

14/03/2023

Estão abertas as inscrições para o maior evento esportivo-educacional do estado, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2023. Os municípios mineiros têm até 31 de março para formalizar as inscrições. O Jemg, que é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) por meio da Subsecretaria de Esportes e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), é destinado a jovens de 12 a 17 anos, alunos de escolas públicas e particulares do estado.

Para realizar a inscrição basta o representante municipal acessar o site eventosesportivos.social.mg.gov.br. Está disponível para consulta um passo a passo orientador aos municípios e das escolas (clique aqui).

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de maio a junho, os jogos são realizados em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais e têm duração média de cinco semanas. Nesta, estão incluídas as modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Os campeões em cada uma das modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, Central e no Norte de Minas.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, taekwondo, karatê, luta olímpica, natação e tênis de mesa. Além disso, há ainda a etapa estadual paralímpica, com a execução das modalidades atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, halterofilismo, parataekwondo, parabadminton e vôlei sentado.

O Cronograma de Execução do JEMG/2023 está disponível contendo as datas, prazos e os procedimentos relativos à execução do JEMG deste ano. Em breve serão disponibilizados para consulta o regulamento geral e os específicos de cada modalidade além do cronograma de sedes.

No ano passado, 649 municípios participaram das competições, executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Jogos Escolares de Minas Gerais

O Jemg busca fomentar a prática do esporte para fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, ao estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares. Além disso, indica o representante do estado nos Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil, Confederação Brasileira de Desporto Escolar e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.