Estão abertas as inscrições para os cursos da Trilha Formativa da EJA Novos Rumos

São 5 mil vagas para cada um dos quatro cursos ofertados pela Escola de Formação. Os interessados têm até agosto para se inscreverem

17/07/2023
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, disponibiliza mais 4 capacitações na Trilha Formativa EJA Novos Rumos. Agora, além do curso de Alfabetização, a Secretaria oferta conteúdos por áreas de conhecimento. As formações são voltadas para todos os docentes que atuam ou se interessam pelas especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 5 mil vagas para cada curso.

Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias estão com inscrições abertas até 15 de agosto. O período de realização dos cursos vai de 18/8 a 17/9. Já para os cursos de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologia as inscrições se iniciam nesta terça-feira (18/7) e se encerram em 15 de agosto. Sendo que os conteúdos podem ser acessados de 21/8 a 20/9.

O objetivo dos cursos é auxiliar na identificação dos conteúdos a serem trabalhados no contexto educacional e abordar aspectos necessários à compreensão de competências e habilidades do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). 

“É importante destacar que este é um curso realizado por área de conhecimento e, assim, o professor se reconhece no curso em função de seu componente Curricular e, ao mesmo tempo, compreende o trabalho na Educação de Jovens e Adultos, com as especificidades de seu público.”, ressalta a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade. 

As capacitações, que abrangem temáticas específicas da respectiva área de conhecimento,  são na modalidade de Ensino à Distância, com formato autoinstrucional,  e possuem carga horária de 20 horas cada. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificado. Para ter direito ao certificado, os cursistas devem ter aproveitamento igual ou superior a 70% do total do curso. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Escola de Formação

Ao se atualizar, o professor amplia o seu repertório de conhecimentos sobre o trabalho com jovens e adultos, resultando em melhores didáticas, planejamentos  e estratégias para lidar com as especificidades de seu público. Os conteúdos abordados na capacitação, portanto, impactam na motivação e na preparação do docente para enfrentar os desafios da sala de aula, proporcionando um ensino e uma aprendizagem mais significativos e de qualidade.