Estado investe mais de R$1 milhão em reconstrução, reforma e ampliação de escola indígena incendiada em São João das Missões

A obra de recuperação da Escola Estadual Xukurank que está em execução vai permitir preservar espaços tradicionais e ainda ampliar a unidade para devolver o protagonismo da história indígena na região. Equipe da SEE esteve na escola nesta quinta-feira (20/10).

21/10/2022

Valorização da cultura indígena, por meio do reconhecimento à educação escolar indígena, uma modalidade de ensino que preserva os saberes tradicionais da aldeia na Reserva Xakriabá, em São João das Missões, no Norte de Minas, para que suas histórias permaneçam ainda mais vivas, através do conhecimento e do saber. É com este objetivo que o Governo de Minas destinou mais de R$1,28 milhão para reforma, recuperação e ampliação da Escola Estadual Indígena Xukurank, unidade que sofreu um incêndio no ano passado, destruindo grande parte da sua estrutura física e do acervo pedagógico, mas que ressurgirá ainda mais forte com a entrega dessa obra que devolverá uma escola novinha à Aldeia de Barreiro Preto.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que esteve na reserva indígena, nesta quinta-feira (20/10), para visitar as obras da unidade, a iniciativa é um reconhecimento importante da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) a essa modalidade de ensino. “Estamos trabalhando muito para transformar a realidade da educação pública estadual de Minas Gerais, com investimentos em reformas, ampliações, merendas, mais recursos para melhoria em geral de toda a rede. Estamos atentos também aos cuidados com a educação escolar indígena, às especificidades dessa importante modalidade de ensino. Esse reconhecimento e valorização se fortalece cada dia mais na SEE/MG e continuará nos próximos anos”, declarou Igor de Alvarenga.

A diretora da Escola Xukurank, Maria Aparecida Barros Andrade, conhecida como Cida Xakriabá, agradeceu pelo empenho da SEE no atendimento às demandas da unidade para a recuperação da escola incendiada e ainda declarou sua emoção em receber o secretário na aldeia. “É um momento histórico para a nossa reserva, pois é a primeira vez que recebemos a visita de um secretário de Educação. Ficamos muito felizes. A escola Xukurank guarda um pouco de cada um de nós, indígenas, da nossa história, da nossa cultura, da etnia e dos saberes que ensinamos aos nossos alunos”, relatou Cida. A previsão é que as obras em andamento na escola sejam finalizadas até o final de dezembro deste ano.

A unidade Xukurank na Aldeia de Barreiro Preto atende 194 alunos da educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola também conta com anexos para atendimento nas aldeias Brejinho, Olhos D’Água e Veredinha.

Participaram também da visita, uma equipe técnica da Secretaria, composta pela subsecretária de Educação Básica, Izabella Cavalcante, a assessora da Subsecretaria de Educação Básica, Iara Viana, e a assessora do gabinete, Daniela Serafim. Na oportunidade, o secretário também anunciou novos investimentos em obras de reformas e ampliação das escolas estaduais Bukinuk e Caatinguinha, para atendimento a outras aldeias indígenas da região.

Reunião SRE Januária

Ainda em Januária, a equipe da Secretaria de Estado de Educação se reuniu com os diretores das 134 escolas que pertencem à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária. Na reunião, o secretário Igor de Alvarenga ouviu os diretores para saber as demandas de cada unidade e apresentou os projetos da SEE/MG, já implementados e as propostas que estão previstas para o próximo ano. A SRE Januária atende cerca de 41 mil estudantes de 19 municípios do Norte de Minas.