Escolas realizam diferentes ações em semana voltada para a prevenção da violência contra a mulher

Instituída no Calendário Escolar, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a mulher, ocorreu de 6 a 10 de março. A Semana Escolar de Combate à Violência contra a mulher, que se encerra nesta sexta-feira (10/3) em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais, promoveu o diálogo sobre prevenção para os diferentes […]

10/03/2023
-
3 min de leitura

Instituída no Calendário Escolar, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a mulher, ocorreu de 6 a 10 de março.

A Semana Escolar de Combate à Violência contra a mulher, que se encerra nesta sexta-feira (10/3) em toda a rede estadual de ensino de Minas Gerais, promoveu o diálogo sobre prevenção para os diferentes tipos de violência e os direitos das mulheres. As mais diversas ações pedagógicas foram realizadas nas 3.421 escolas do Estado que desenvolveram de forma transversal os temas com palestras, caminhadas e feiras expositivas.

Os estudantes se empenharam em diversas atividades e vale destacar o trabalho de um grupo da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, de Vespasiano, que demonstrou muita criatividade na produção de um vídeo onde os próprios alunos roteirizaram, encenaram e editaram o material que foi postado na rede social da escola.

O assunto do vídeo foi ‘relacionamento tóxico’ e a turma 203, do 2° ano do Ensino Médio, participou da produção audiovisual. “Esse é o mundo dessa geração, o digital, das redes sociais. Eles se empenharam e fizeram com muita facilidade e agilidade. Se envolveram com o assunto, com a criação e organização das ideias e foram muito criativos. Foi legal ver que a reflexão deles, na forma de vídeo, pôde sair dos muros da escola e foi para as redes sociais também”, pontuou a vice-diretora da E.E. José Gabriel de Oliveira, Rivânia Márcia Santos Silva Alcântara.

Na escola rural Maria Rosa de Freitas, no município de Fervedouro, na comunidade Ribeirão do Jorge, a diretora Beatriz Aparecida Guimarães dos Santos Andrade contou que os estudantes tiveram palestras sobre os Direitos da Mulher, Relacionamento Interpessoal, além de uma roda de conversa com uma enfermeira sobre a saúde da mulher. A escola atende 222 estudantes entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

“Foi bastante produtivo e agregador. Os alunos são muito participativos e eles têm poucas oportunidades de terem essa conversa aberta em relação a alguns temas. Muitos dizem que os pais são muito fechados em casa e com a presença de palestrantes de fora eles se sentiram à vontade em fazer diversas perguntas. Estamos há dez quilômetros da cidade mais próxima e conseguimos trazer palestrantes para falar de assuntos relevantes”, conta a diretora.

Semana está instituída no calendário escolar

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) instituiu no calendário escolar a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. Para sensibilizar a comunidade escolar em relação a pauta foi elaborado um documento orientador sugerindo atividades para o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e Ensino Médio. As metodologias utilizadas como rodas de conversa, sessões de cinema, sarau de poesia, dentre outras estratégias podem ser adequadas para cada realidade.

No Ensino Fundamental os professores desenvolveram atividades relativas às diversas profissões onde há desigualdade no âmbito de gênero. Já no Ensino Médio, as discussões permearam reflexões sobre os dados referentes à violência, à Lei Maria da Penha e a elaboração de projetos sobre a prevenção à violência contra a mulher.