Escolas estaduais participam do primeiro Arraiá da Liberdade

Estudantes de três escolas estaduais fizeram apresentações de quadrilha no evento, que celebrou as tradições juninas de Minas Gerais

26/06/2023
-
3 min de leitura

Estudantes da rede estadual de ensino se apresentaram no primeiro “Arraiá da Liberdade”, festividade gratuita que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 junho, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. As escolas estaduais Paulo das Graças, da capital do estado, Major Antônio Salvo, de Curvelo, e Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia, apresentaram com seus grupos de quadrilhas no evento, que celebrou as tradições juninas de Minas Gerais. As apresentações dos estudantes aconteceram na sexta-feira (23/6) e no sábado (24/6).

O Arraiá da Liberdade faz parte do programa Minas Junina,  uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A celebração teve como objetivo a promoção e valorização das festas juninas em todo o estado. O programa Minas Junina busca preservar as tradições culturais, fortalecer o turismo e proporcionar momentos de lazer e diversão para a população mineira.

“Levar uma quadrilha para ser apresentada na capital, para mim, é uma honra muito grande e uma experiência incrível. Parecia que era a primeira vez que eu ia cantar uma quadrilha, muito mais pela emoção dos meus estudantes e por ver a interação entre eles. Eu fiquei muito feliz.”, aponta Janine Maria Mascarenhas, professora responsável pela quadrilha da Escola Estadual Major Antônio Salvo, de Curvelo. Em concordância com a docente e em um mesmo sentimento, os estudantes relatam que a participação deles no arraiá foi “uma experiência incrível”.  

O estudante Lucas de Souza Lemos Junior, estudante do 3° ano do ensino médio na instituição, ressalta também que gostou muito de viajar com a escola para se apresentar na capital em um evento como esse e dançar para um grande público. Hillary Isalle Xavier Batista, afirma que se emocionou com a oportunidade. Para Miguel Ângelo dos Reis Melo, também do 3º ano, a participação no evento, além de muito divertido, foi uma honra. Os estudantes saíram de Curvelo especialmente para a apresentação em Belo Horizonte. 

Além de emoção, muita dedicação

Isabela Cristina Mendes Cesário, professora da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia, ressalta a dedicação e o empenho dos estudantes, que ensaiaram bastante para o arraiá. “A apresentação foi um sucesso e o mérito foi todo deles, que se dedicaram muito durante as duas semanas que tiveram de ensaio, durante o turno escolar. Mesmo em semana de prova, eles fizeram contraturno para ensaiar”, fala a docente, que completa frisando que eles se divertiram muito. 

Os estudantes da escola também destacam que o evento foi uma experiência incrível. “Eu fiquei maravilhada com o convite. Confesso que fiquei um pouco nervosa, mas foi uma experiência muito legal”, fala com empolgação a estudante Maria Vitória Leite Fonseca. Para a professora Isabela, foi um evento marcante para a vida de todos eles. “Acho que isso também valeu muito para a apresentação ser tão bonita”, finaliza a docente. 

O Arraiá da Liberdade contou também com atrações musicais, apresentações de dança, assim como uma da Feira Gastronômica mineira.