Escolas Estaduais e SREs trabalham ações de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito

A iniciativa da SEE/MG desperta o interesse dos alunos sobre a importância de práticas educativas que colaborem por um trânsito mais seguro

27/05/2022

Os índices elevados de mortes, em consequência dos acidentes de trânsito, são considerados um dos maiores problemas de saúde pública mundial. E o resultado, em razão desses acontecimentos, são vistos em números: cerca de 43 mil pessoas perderam a vida e 244 mil foram internadas, em Minas Gerais, entre os anos de 2011 e 2021, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

A boa notícia é que, apesar de se tratar de um tema preocupante, grande parte dos acidentes podem ser evitados com educação no trânsito. E com esse objetivo, as escolas da rede estadual de Minas, a partir das orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estão desenvolvendo diversas ações educativas ao longo deste mês dentro da campanha Maio Amarelo 2022.

Em Curvelo, região central, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), está trabalhando a temática no 2º Concurso de Redações Maio Amarelo.

Já em Belo Horizonte, a Escola Estadual Ordem e Progresso, que fica no bairro Nova Gameleira, realizou, no último dia 10, várias atividades de mobilização focadas na segurança viária, entre elas, uma palestra sobre o risco de acidentes de motocicletas, que, muitas vezes, são provocados por linhas de cerol em pipas.

Outro exemplo é a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, na zona da mata, que também está promovendo ações de prevenção, com apoio de Jackson Fernandes, observador certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ainda na zona da mata, a SRE de Carangola, em parceria com a Prefeitura Municipal, também promove ações do Maio Amarelo, como o Concurso Trânsito Legal 2022, onde os primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta e troféus para o 2º e 3º lugar.
As iniciativas implementadas pelas escolas estaduais mineiras, desenvolvidas em parceria com órgãos da Segurança Pública, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal Belo Horizonte e o Detran-MG, fazem referência à Campanha Maio Amarelo 2022, cujo lema é: Juntos Salvamos Vida.

Sobre Maio Amarelo
É um movimento internacional, celebrado anualmente no mês de maio, que ganhou repercussão no Brasil em 2014. Há seis anos, ininterruptos, o governo de Minas, por meio da SES/MG, apoia a campanha. Para mais informações, acesse: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/16826-saude-apoia-a-campanha-maio-amarelo