Escolas estaduais de Minas recebem reforço na segurança com câmeras de monitoramento e sensores de presença

A Secretaria de Educação investiu mais de R$ 48 milhões na instalação e modernização de sistemas de vigilância e monitoramento remoto de mais de 3400 unidades de ensino da rede

25/10/2022
-
3 min de leitura

As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com um importante reforço na segurança das unidades de ensino e prevenção à violência contra o patrimônio escolar. É que neste segundo semestre as escolas receberam da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) recursos financeiros para a implantação e modernização de sistema de vigilância e monitoramento eletrônico, em um investimento de mais de R$ 48 milhões. A previsão é que até o início do próximo ano letivo, todas as instituições da rede já estejam com o sistema instalado e em funcionamento.

O objetivo do Governo de Minas, através da SEE/MG, com essa iniciativa é reforçar a segurança da comunidade escolar e do patrimônio. Foram atendidas 3.432 escolas estaduais, com exceção apenas das unidades prisionais, socioeducativas e Colégios Tiradentes da Polícia Militar. Para as escolas indígenas, a utilização dos recursos para contratação do serviço deve-se levar em conta a anuência da comunidade escolar e suas lideranças, e para as escolas tombadas pelo Patrimônio Histórico o órgão responsável deverá ser consultado.


“Garantir a segurança de toda a comunidade escolar, bem como proteger o patrimônio, incluindo todo o investimento em mobiliários e equipamentos realizado pelo Governo de Minas nos últimos anos, visando a melhoria das condições de aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados, são os principais objetivos desta iniciativa”, explica a Superintendente de Aquisições, Patrimônio e Alimentação Escolar, Marília de Souza Muniz.


O sistema contempla a instalação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para vigilância e monitoramento remoto e sensores de presença com alarmes sonoros 24 horas por dia e 7 dias por semana. Um estudo realizado pela rede física determinou a quantidade de ambientes escolares presentes em cada uma das unidades, o que serviu como balizador para a definição do valor e categoria para o investimento em cada escola.

“Com a escola equipada com mobiliário novo e laboratório de informática, esse reforço veio na hora certa. A comunidade recebeu a notícia através de uma reunião de pais, que ficaram mais tranquilos em deixar os seus filhos em um ambiente escolar mais seguro. Os alunos também aprovaram a medida”, comentou a diretora da Escola Estadual Padre Alberto Fuger, Rosely de Araújo Rosa, do município de Campo Belo, que já implementou o sistema. Para a diretora da unidade, que já foi alvo de arrombamentos, essa importante ajuda na prevenção de ocorrências é um alívio para a comunidade.


Mais segurança


Em Belo Horizonte, na Escola Estadual Laíce Aguiar, no bairro Novo Glória, a instalação do sistema ajudou a inibir ações de vandalismo e trouxe mais segurança para professores e alunos. A diretora Patrícia Martinez conta que esperava ansiosa por esse momento. “Já havíamos solicitado um aditivo para melhorar a segurança, tendo em vista todas as melhorias feitas em relação ao mobiliário e receber um investimento desse porte é muito bom, pois traz mais segurança não apenas para os professores, mas para todos enquanto comunidade escolar. Nós já realizamos as instalações de oito câmeras do quantitativo de 16, além dos sensores. Além disso, por meio de um aplicativo, temos acesso em tempo real às principais áreas da escola”, conta Patrícia.