Escolas desenvolvem projetos no Programa Educação Viária é Vital

Os selecionados na etapa estadual disputarão a etapa nacional entre os dias 07 e 09 de dezembro.

30/11/2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundación MAPFRE, realizou a formação de professores na temática de Educação para o Trânsito, por meio do Programa Educação Viária é Vital. Mais de 2 mil professores, de 779 escolas estaduais, participaram da formação entre junho e setembro deste ano. A proposta do programa é contribuir com a redução dos elevados índices de acidentes de trânsito por meio de ações educativas que estimulem os estudantes na prática de comportamentos que conduzam a uma convivência de respeito e paz.

Nesta edição, participaram do Programa as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Almenara, Carangola, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Governador Valadares, Itajubá, Metropolitana C, Montes Claros, Passos, Teófilo Otoni, Uberaba, Unaí e  Varginha. O intuito da formação, que aconteceu de forma on-line, é promover a reflexão e experiência das condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem desde cedo a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.

“A parceria com a Fundación MAPFRE no Programa Educação Viária é Vital é de suma importância, pois ela traz para os nossos professores uma pauta relevante, que é a Educação para o Trânsito. Isso numa perspectiva ampliada, de que o trânsito não é somente veículos e pedestres, mas engloba toda a questão social e ambiental. Trabalha na perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trazendo para a sala de aula toda uma amplitude do que é o trabalho da segurança viária”, afirma Rosália Diniz, coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG.

Durante a formação, os professores foram orientados a desenvolver um projeto na temática de Educação para o Trânsito e/ou Mobilidade Urbana, com a participação de estudantes. Dos 286 projetos encaminhados para a Fundación MAPFRE, foi selecionado um projeto por SRE, classificado como destaque regional. As treze escolas selecionadas serão representadas por meio do professor orientador no Evento Nacional da Educação Viária é Vital, que ocorrerá em São Paulo, entre os dias 07 e 09 de dezembro, concorrendo ao prêmio de destaque nacional. O evento contará com projetos selecionados de todo o Brasil, e os participantes trocarão experiências e novos aprendizados. A escola vencedora receberá um equipamento multimídia como premiação.

Confira no quadro abaixo os projetos selecionados em cada Superintendência:

SREMunicípioEscolaProjeto
AlmenaraJordâniaEscola Estadual Frei Henrique de CoimbraEducação viária, é vital! Empatia e cooperação.
CarangolaDivinoEscola Estadual Vereador José de Souza GomesEducando para a segurança nas vias
CurveloCorintoEscola Estadual Waldemar AraújoPare – olhe – siga: atitudes que mudam vidas
Conselheiro LafaieteItaveravaEscola Estadual Conselheiro AntãoProjeto “trânsito Conselheiro Antão”-a diferença é nossa ação
PassosPassosEscola Estadual Neca QuirinoRespeito às leis de trânsito: valoriza a vida e evita acidentes