Escolas da rede estadual mineira receberão suporte técnico para cultivo de hortas escolares sustentáveis

Quatro unidades que já realizavam atividades pedagógicas com hortas foram selecionadas no Projeto Rural Sustentável - Cerrado

30/03/2023
-
4 min de leitura

Quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram selecionadas no Projeto Rural Sustentável – Cerrado, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). As unidades escolhidas já realizavam atividades pedagógicas com hortas escolares e inscreveram seus projetos que terão, agora, suporte técnico voltadas à produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. Um dos objetivos reforça que as ações sejam, também, disseminadas às comunidades locais. As contempladas foram: a EE Coronel Tonico Franco, de Ituiutaba; a EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí; a EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu; e a EE Deputado Renato Azeredo, de Sete Lagoas.

A EE Coronel Tonico Franco, situada no Centro de Ituiutaba, de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) oferece o curso profissionalizante de Agronegócio e, mesmo com pouco espaço disponível, conta com uma pequena plantação. Segundo o professor Heitor Franco de Souza, os estudantes realizam o plantio de tomate, alface, pimenta, limão, milho e banana em um espaço de 30m². “Aqui a gente ensina a técnica da compostagem orgânica para o adubo da terra. Os alunos colocam a mão na massa e fazem tudo. A turma gosta de ir para a prática e isso é enriquecedor para eles que vão, em breve, atuar no mercado de trabalho e terão essa consciência ambiental”, pontua o professor.

Em Sete Lagoas, a EE Deputado Renato Azeredo também conta com uma horta dentro da unidade. Segundo a diretora, Ane Cristian Pontelo, a ideia é disseminar a informação técnica que irão receber também na região onde estão inseridos. “Já existe uma horta comunitária aqui no bairro onde fica a escola. A nossa proposta é ampliar os conhecimentos sobre as alternativas sustentáveis e repassar aos cuidadores desta horta comunitária. O conhecimento vai sair dos muros da escola e será compartilhado à comunidade”, pontua Ane.

A diretora da EE Neusa Pimentel Barbosa, de Paracatu, Ana Beatriz, contou que esse projeto de horta é novo na turma de agropecuária do Ensino Profissionalizante na escola. “Esse projeto é válido para o desenvolvimento intelectual dos nossos estudantes, pois eles estarão aliando teoria à prática agronômica, além de aprender sobre sustentabilidade, o uso racional da água e a utilização de adubos orgânicos, entre outras técnicas”.

Já a EE Juvêncio Martins Ferreira, de Unaí, é uma escola rural e também oferece cursos profissionalizantes na área agrária. Segundo a professora de química, Clenia Mara de Morais, é de grande importância a inserção da escola em projetos que visam o reforço das técnicas sustentáveis no campo.

A lista das escolas selecionadas por estado pode ser conferida neste link. Ao todo, 41 escolas se inscreveram e Minas Gerais correspondeu a quase 20% das inscrições.

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Os projetos inscritos têm a finalidade de sensibilizar os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas sobre a temática da sustentabilidade nas práticas agrícolas. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração técnica e financeira. Além disso, a Embrapa é a responsável pela coordenação científica.

As atividades serão realizadas junto às escolas em formato híbrido (presencial e virtual) e consistem em oficinas, imersão com características específicas para cada faixa etária. A proposta é que tais ações sejam integradas ao currículo escolar e desenvolvidas durante o ano letivo de 2023.