Escolas da rede estadual apostam em estratégias criativas e acolhedoras para engajar estudantes no Saeb
De Curvelo a Araçuaí, iniciativas vão de murais e vídeos motivacionais a simulados cronometrados e confraternizações, fortalecendo aprendizagem, engajamento e vínculos entre a comunidade escolar
À medida que se aproxima a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), escolas da rede seguem mobilizando estudantes com diferentes estratégias de preparação. Mais do que pensar na prova, as unidades têm apostado em atividades criativas, momentos de acolhimento e iniciativas de valorização que fortalecem a aprendizagem, a participação e o sentimento de pertencimento dos alunos à comunidade escolar.
Na Escola Estadual Bolivar de Freitas, em Curvelo, o clima é de engajamento dentro e fora das salas de aula. Os alunos, com orientação da professora Raquel de Moura, confeccionaram um mural e um vídeo motivacional para inspirar a comunidade escolar. Também foram produzidos registros em vídeo das atividades e aulas, mostrando professores e estudantes em ação.
Outro destaque foi a integração entre turmas: alunos do 3º ano visitaram os colegas do 9º ano para compartilhar mensagens de incentivo, reforçando a importância de atenção e comprometimento nas avaliações, além de entregarem bombons com recados motivacionais, um gesto que foi retribuído pelos estudantes do 9º ano.
A mobilização também contou com visitas frequentes de diretores e supervisores às salas, sorteios de brindes e a proposta de um jantar especial para as turmas que se destacarem pela dedicação e presença de 100% no Saeb. Nos dias da avaliação, um lanche diferenciado será oferecido, reforçando o cuidado e a valorização do esforço coletivo.
“A preparação tem agregado muito conhecimento para nós alunos. Estamos participando de palestras e simulados, dentre outros. O material disponibilizado pela Secretaria de Educação contribuiu bastante para nosso desenvolvimento e aprendizado. É importante saber que todos na escola, a equipe Bolivar, e os outros alunos torcem por nós. Juntos fazemos a diferença”, destacam os estudantes Keylianne Santos, João Paulo Terra e Gabriela Santana.
Simulados e confraternização em Araçuaí
Na Escola Estadual Industrial São José, em Araçuaí, o foco está nos simulados semanais. As avaliações reproduzem as condições reais de provas como o Saeb. O desempenho é avaliado em conjunto com critérios como frequência e comprometimento nas atividades.
Os simulados ajudam os estudantes a desenvolverem autonomia nos estudos, organização do tempo e maior domínio de Língua Portuguesa e Matemática, competências que são fundamentais tanto para o Saeb quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a vida acadêmica futura.
Além disso, os momentos de confraternização e integração contribuem para o fortalecimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, disciplina, resiliência e trabalho em equipe, aprendizagens que extrapolam os muros da escola e preparam os jovens para outros desafios da vida.
A cada semana, a turma com melhor resultado é premiada com uma confraternização especial. A proposta transforma o processo de estudo em um momento prazeroso e motivador, fortalecendo o vínculo entre estudantes e professores.
“Temos feito diversas atividades e simulados, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, o que também nos ajuda para o Enem. Os professores têm nos incentivado com acolhimentos temáticos. A gente participou de uma gincana recentemente que tinha o objetivo de avaliar nossa nota, desempenho e frequência do último simulado que fizemos”, afirma o estudante Giovane Ferreira.