Escola estadual de Janaúba se destaca na Olimpíada Nacional de Ciências 2022 com aluno medalha de ouro

O medalhista Mário Gustavo Rodrigues Silva é aluno do 1º ano do EMTI da E.E Maurício Augusto de Azevedo. Equipe da SEE/MG visitou a unidade de ensino nesta quarta-feira (19/10) e cumpriu agenda de trabalho na região.

20/10/2022
-
4 min de leitura

Em Janaúba, no Norte de Minas, a Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo, que implementou o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2020, vem dando exemplo de como tem sido importante os investimentos realizados pelo Governo de Minas na educação da rede pública estadual de ensino. A unidade, que foi premiada no ano passado no Prêmio Escola Transformação, este ano teve um de seus alunos no posto mais alto do pódio da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. O estudante do 1º ano do EMTI, Mário Gustavo Rodrigues Silva, que participa do Projeto de Iniciação Científica da escola, é um dos medalhistas de ouro da competição nacional, que teve a participação de todos os estados do país.

Para Mário Gustavo, a medalha é uma das muitas conquistas que ainda virão em sua vida e que, para chegar até aqui, teve sempre apoio e incentivo dos pais e da escola. “Meus pais me acompanham e me apoiam nos estudos. A medalha é uma grande conquista que tive para o meu futuro, porque estou nesta escola desde o 6º ano. Fiquei muito feliz e já sonho com o dia que vou entrar na Universidade e fazer o meu curso superior”, declarou o aluno.

O diretor da unidade, Deraldino Rodrigues da Silva, explicou que recebeu a notícia com festa e alegria pela conquista de Mário na ONC, importante reconhecimento para a escola. Na unidade, todos os estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental participaram do concurso, no qual foram aprovados quatro alunos para a segunda fase, que teve Mário Gustavo como medalha de ouro.

“Esta premiação nos mostrou como a educação em tempo integral é o melhor caminho para os estudantes mineiros. É por meio do EMTI que os alunos estão conseguindo melhores resultados nas olimpíadas de conhecimento e vestibulares. Além disso, o aluno adquire uma grande bagagem no ensino e aprendizagem, demonstrou ter raciocínio lógico, autoconhecimento, que o prepara para a vida e para os vestibulares”, destacou o diretor.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), voltada a estudantes do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo atende um total de 606 alunos, sendo dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI Profissional) e uma turma de técnico em Informática. Pelo EMTI Profissional a escola oferta também os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Informática.

Prêmio Escola Transformação

Além de receber a medalha de ouro na ONC, a escola também já foi contemplada por duas vezes, em 2021, com o Prêmio Escola Transformação, concedido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O Prêmio reconhece práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais de Minas, com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Na primeira edição de 2021, a escola recebeu menção honrosa no Ensino Médio e na segunda edição, uma premiação em dinheiro no valor de R$100 mil para serem aplicados em projetos pedagógicos.

Equipe SEE/MG visita escola premiada e SRE Janaúba

Nesta quarta-feira (19/10), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), coordenada pelo secretário Igor de Alvarenga, pela subsecretária de Educação Básica, Izabella Cavalcante, visitaram a Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo para conhecer as instalações e as metodologias de ensino aplicadas aos estudantes. Na oportunidade, conversaram com os alunos, professores e corpo docente da escola. Também participaram da agenda as assessoras Iara Viana, da Subsecretaria de Educação Básica, e Daniela Serafim, do gabinete do secretário,
Após a visita, a equipe da SEE/MG reuniu-se com a superintendente Regional de Ensino de Janaúba, Veraci de Sousa Jácome, e com os diretores das 89 escolas estaduais, de 17 municípios, que pertencem à SRE Janaúba. Durante a reunião, Igor de Alvarenga ouviu os diretores para que todos apresentassem a realidade de cada escola e novas propostas de melhorias do ensino da rede estadual, a serem implementadas, a partir de 2023. A SRE Janaúba atende mais de 36 mil alunos da região Norte de Minas Gerais.