Escola de Formação oferece curso gratuito sobre Pesquisa Científica na Educação Básica para professores, gestores e coordenadores da rede pública 

Curso ‘Bases Teóricas e Práticas em Pesquisa Científica na Educação Básica’ está com inscrições abertas até esta quarta-feira (6/3)

04/03/2024
-
2 min de leitura

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está oferecendo 5 mil vagas para o curso ‘Bases Teóricas e Práticas em Pesquisa Científica na Educação Básica’. A formação é gratuita e voltada para professores, gestores e coordenadores pedagógicos das redes públicas de ensino. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (6/3), neste link

O curso é totalmente online e tem carga horária de 60 horas. Ele traz metodologias de pesquisa, ética e segurança em pesquisa e alfabetização científica. Inicialmente, o curso foi idealizado no âmbito do  Programa  de Iniciação Científica da Educação Básica (Iceb), tendo como público alvo os professores da rede estadual de educação que atuam como orientadores e tutores no Programa. 

Como os temas abordados são relevantes para a prática de todo profissional da educação a Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais e a Escola de Formação da SEE/MG ampliaram a oferta para o professores da rede pública, com vistas a contribuir para a qualificação dos docentes bem como para a qualidade de suas aulas, no que tange a pesquisa científica.

O curso tem objetivo de identificar, apresentar e analisar práticas investigativas, reflexivas e contextualizadas para a educação em ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e suas tecnologias, destinadas aos anos finais do ensino fundamental II e ensino médio. Confira aqui a ementa completa do curso. 

Certificação

Para ter direito ao certificado o cursista deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% no total do curso. O estudante emite o certificado pela plataforma on-line na unidade “Avaliação e Certificação”.