Escola de Formação está com 15 cursos com inscrições abertas para profissionais da educação

Cursos em formato EAD têm propostas diversas que atendem professores, pedagogos e gestores da educação. Inscrições são feitas pelo site da Escola de Formação

20/05/2022
-
3 min de leitura

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos em EAD (Educação à Distância) e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual. Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas e a lista pode ser acessada neste link.

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados só a professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações que são feitas à distância. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do Estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma online porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontua a Coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do Novo Ensino Médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do Ensino Médio”, diz Janeth.

Atualmente estão disponíveis para inscrição, formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do Ensino Médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Outros cursos com inscrições abertas em maio

Período de inscrição: 9/5 a 30/5 – carga horária de 30 h – “Tecnologia e Inovação – Módulo Aprofundamento”
Período de inscrição: 9/5 a 6/6 – carga horária de 20h- “Trilhas Formativas: O Planejamento no Contexto Escolar”
Período de inscrição: 9/5 a 6/6 – carga horária de 40h – “Coordenador Pedagógico: Papel e Relevância no Sistema Educacional”
Período de inscrição: 9/5 a 22/5 – carga horária de 60h – “O Ensino Fundamental de anos iniciais no Currículo Referência de MG”
Período de inscrição: 9/5 a 22/5 – carga horária de 40h – “A Educação Infantil no Currículo Referência de Minas Gerais”
Período de inscrição: 9/5 a 30/5 – carga horária de 20h – “O currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio: Conhecê-lo para implementá-lo”