Empossados novo presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais

Felipe Michel Braga assume o cargo de presidente e Jussara Maria Carvalho Guimarães é a nova vice-presidente A partir deste ano, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) passa a contar com uma nova presidência. Para o biênio 2022-2023, foi empossado como presidente Felipe Michel Braga e como vice-presidente Jussara Maria Carvalho Guimarães. A cerimônia […]

05/01/2022
-
3 min de leitura

Felipe Michel Braga assume o cargo de presidente e Jussara Maria Carvalho Guimarães é a nova vice-presidente

A partir deste ano, o Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) passa a contar com uma nova presidência. Para o biênio 2022-2023, foi empossado como presidente Felipe Michel Braga e como vice-presidente Jussara Maria Carvalho Guimarães. A cerimônia de posse aconteceu na última segunda-feira (3/1), no formato digital, devido à pandemia de Covid-19.

“Nosso desejo e nosso norte, no Conselho, será buscar contribuir para o fortalecimento da democracia por intermédio do empreendimento coletivo de criação de normas. E nossa régua para o sucesso será buscar o reconhecimento, após laborioso período, já conquistado por esse Conselho em outros tempos”, destacou Felipe Michel durante a cerimônia de posse.

Felipe Michel é mestre em Análise e Administração de Políticas Educacionais Internacionais, pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É servidor público de carreira no Estado de Minas Gerais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atualmente, é assessor do gabinete na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. No CEE/MG foi Conselheiro da Câmara de Ensino Fundamental e da Câmara de Ensino Médio, além de vice-presidente do Conselho, em 2020 e 2021. Desde 2021 é também conselheiro no Conselho Estadual do FUNDEB em Minas Gerais. Clique aqui e confira o currículo completo.

Já Jussara Maria Carvalho Guimarães é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros; Especialista em Supervisão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC\MG); Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia; Pós-Doutora em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho-Braga-Portugal. É professora recém aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com atuação efetiva em cursos de Extensão, Graduação e Pós Graduação. Clique aqui e confira o currículo completo.

Para a composição da nova presidência foi realizada eleição, conforme as diretrizes do Regimento Interno do Conselho. A eleição ocorreu em reunião plenária no 14 de dezembro de 2021.

Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais

O CEE/MG é órgão autônomo com composição, finalidades e competências estabelecidas por lei. Ao Conselho compete baixar normas sobre planejamento, coordenação, controle e fiscalização das atividades do ensino em todas áreas.

O órgão é responsável, entre outras coisas, pela aprovação do plano de atendimento escolar da rede estadual de ensino; promoção da avaliação da qualidade do funcionamento de instituições de ensino superior para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento; credenciamento e recredenciamento de universidades e apuração de denúncia sobre descumprimento da legislação básica do ensino.