Em visita à escola prisional, Secretário de Educação afirma que levar o ensino público aos presídios é mais do que acreditar no ser humano, é dar dignidade

Igor de Alvarenga visitou a Escola Estadual César Lombroso, que atende cerca de 210 detentos das unidades prisionais José Maria Alkimin e Inspetor Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves.

26/08/2022
-
4 min de leitura

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, visitou, nesta quinta-feira (25/8), três unidades da Escola Estadual César Lombroso, localizadas nos presídios José Maria Alckmin, Centro de Atendimento Médico Pericial (CAMP), anexo a esta unidade; e Inspetor Martinho Drumond, ambos em Ribeirão das Neves. Acompanharam a agenda, a subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, e a assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento de Educação Básica, Iara Pires Viana. A equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) foi recebida pelo diretor da escola, Marcos Fernandes Rafael, e por profissionais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). 

Durante a visita às unidades de atendimento educacional do sistema prisional, Igor de Alvarenga conheceu a estrutura da escola, ouviu as demandas apresentadas pelo diretor e pôde acompanhar de perto um pouco do trabalho pedagógico desenvolvido com cerca de 210 internos. Para o secretário, a educação prisional é um direito constitucional de resgate social também das pessoas em privação de liberdade. “É muito gratificante conhecer este trabalho, me orgulho de poder estar aqui hoje, de ser parte de uma nova história de vida que está sendo escrita com o apoio da educação. Garantir educação à população carcerária é dar-lhes dignidade, é um compromisso de todos nós educadores”, pontuou Igor. 

Parte desse novo capítulo da vida, atrás das grades, está registrado no livro “É possível Sonhar”,obra que foi escrita pelos alunos encarcerados, professores e pelo diretor da escola. Um exemplar da obra, que está em sua quarta edição, foi entregue ao secretário de educação, pelo diretor Marcos Fernandes. “Trabalho com educação para pessoas privadas de liberdade há 18 anos. É muito gratificante para nós receber a visita do secretário e saber que ele nos apoia, que acredita na educação ”, ressaltou Marcos. 

Mas este trabalho de resgate não está apenas no livro, vai além desta obra. Nas aulas de artes, alunos do sistema prisional mostram o talento de cada um, através de caricaturas que retratam contextos da vida carcerária e da sociedade. 

Para mostrar um pouco deste trabalho, um dos egressos entregou ao secretário Igor o quadro de sua caricatura, desenhada à mão livre. Lembrança que ficará para sempre na memória do secretário, que se emocionou com o gesto. “Muito obrigado. São trabalhos como estes que nos fazem acreditar, ter a certeza e a esperança de que estamos no caminho certo. Arte é educação e educação abre portas”, finalizou Igor.

E.E. César Lombroso

A Escola Estadual César Lombroso foi a primeira escola construída dentro de uma unidade prisional, em 1965, para atender à população carcerária da José Maria de Alkimin, penitenciária que teve origem em 1927. A escola atende cerca de 210 pessoas privadas de liberdade das penitenciárias José Maria Alckmin, Centro de Atendimento Médico e Pericial, prédio anexo à unidade, e Inspetor José Martinho Drumond. 

Atualmente são cinco turmas no turno da manhã e seis à tarde, na José Maria Alckmin, e  três turmas pela manhã e quatro à tarde, na Martinho Drumond.  Nessas duas unidades, as turmas são do Ensino Fundamental e Médio da  Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já no Centro de Atendimento Médico e Pericial, são duas turmas. Uma pela manhã, destinada aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, e uma à tarde, para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas duas atendem 25 pacientes exclusivos do CAMP.  A escola conta com cerca de 27 profissionais contratados pela SEE/MG para a oferta da EJA, dentro das unidades prisionais.

As unidades prisionais oferecem ainda cursos de capacitação pelo Pronatec. Na Inspetor José Martinho Drumond, são ofertadas 15 vagas para o curso de microempreendedor,  realizado pela parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e SEJUSP.  

Educação no sistema prisional no estado

Em todo o estado de Minas Gerais, a rede estadual de ensino atende, atualmente, cerca de 5.900 estudantes dentro do sistema prisional, com a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O atendimento educacional está presente em aproximadamente 50% do total dos estabelecimentos penais, compreendendo cerca de 10% de toda a população carcerária. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.