Educação propõe atividades de reflexão e sensibilização aos acidentes e violências no trânsito durante o Maio Amarelo

Objetivo é promover junto aos estudantes e comunidade escolar a adoção de comportamentos responsáveis e solidários no trânsito

10/05/2023
-
3 min de leitura

Para conscientizar os estudantes da rede estadual de ensino e a comunidade escolar sobre a campanha Maio Amarelo, o Programa Saúde na Escola, parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e Saúde, criou uma cartilha com propostas de atividades a serem desenvolvidas pelas escolas ao longo deste mês. A ideia é levar para todos uma reflexão e sensibilização quanto à prevenção aos acidentes e violências no trânsito. Em 2023, a campanha completa o seu décimo ano, trazendo como tema: “No trânsito, escolha a vida”.  

A temática  está compreendida de modo abrangente no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), e desta forma, o Trânsito pode ser inserido de forma transversal em todas as disciplinas, pois se trata de um tema inerente à realidade de todas as pessoas. Além disso, o Trânsito é componente no eixo de Cidadania e Civismo, e tem como proposta, promover junto aos estudantes e comunidade escolar a adoção de comportamentos responsáveis e solidários no trânsito. Neste sentido, as atividades apresentadas na cartilha, que pode ser acessada neste link, visam abranger toda a educação básica, por meio de oficinas. 

A oficina proposta para os estudantes do ensino fundamental visa realizar um diagnóstico em torno da escola e propor ações que tragam mais segurança à mobilidade dos estudantes das escolas, evitar acidentes e promover um trânsito seguro. Alguns pontos são importantes, como: apresentar aos estudantes o objetivo do projeto e o que se espera dele, mostrar vídeos e realizar palestras sobre segurança no trânsito e ouvi-los sobre situações de risco, onde se sentem vulneráveis no entorno das escolas e em relação ao trânsito, estimulando-os através de fotografias, desenhos e relatos. 

Como o perfil do adulto jovem, que tem a maior proporção dos acidentes de transporte terrestre, as atividades propostas para o ensino médio pretendem estimular os estudantes a pensarem sobre campanhas que possam gerar um trânsito mais seguro e uma reflexão entre os jovens, futuros motoristas, sobre a preparação e conscientização. 

No trânsito, escolha a vida

O Programa Maio Amarelo desenvolve atitudes de respeito e segurança no trânsito, a fim de diminuir os números das mortes e atingir a meta de prevenção proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a década (2021-2030). O Programa visa dialogar com diversas áreas da população, dos mais jovens aos mais experientes, crianças e adultos, todos são atores que fazem parte dos meios urbanos e nas rodovias, como pedestres ou motoristas, a campanha visa conscientizar todos que estão inseridos ao trânsito, como um todo. 

A ideia do Programa é conscientizar a população acerca destes pontos, fazendo com que pedestres, ciclistas e motoristas tenham a mesma visão, para se conscientizarem a praticar um trânsito mais seguro, pró vida.