Educação promove segunda formação presencial de protagonismo juvenil com alunos do EMTI

A formação contou com a participação de estudantes de algumas das escolas estaduais de Belo Horizonte que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral

26/09/2022

Formar jovens preparados para uma vida de protagonismo e autonomia. É com essa premissa que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), realizou a 2º Formação Presencial em Protagonismo com alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), nos 21 e 22 de setembro, em Belo Horizonte. O evento aconteceu na Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central, e contou com a participação de estudantes de várias unidades de ensino da capital que ofertam o EMTI: EE Coração Eucarístico, EE Alaíde Lisboa de Oliveira, EE Cândido Portinari, EE Professora Nair de Oliveira Santana, EE Maria Luiza Miranda Bastos e EE Professor Hilton Rocha.

A formação, que ocorre desde 2019, consiste em preparar jovens estudantes para que possam ser multiplicadores em suas escolas das ações de autonomia juvenil e lideranças na criação de clubes de protagonismo. O curso tem o objetivo de ampliar as referências sobre valores e ideias dos estudantes, apoiando no enfrentamento de desafios no mundo contemporâneo por meio de práticas educativas e vivências em Protagonismo. “A proposta é formar jovens mineiros para representar nossas escolas na premissa do protagonismo. É importante manter a essência na relação de jovem para jovem. O objetivo é fortalecer o princípio educativo do Protagonismo, oportunizando aos estudantes o exercício de situações reais e o desenvolvimento autêntico para que sejam capazes de atuar como fontes de solução e se sentirem parte de uma sociedade que requer a presença de pessoas proativas”, relata a  coordenadora do EMTI na Secretaria de Estado de Educação, Cláudia Lobo.

No caminho de uma formação mais completa, um dos objetivos do Ensino Médio em Tempo Integral é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os estudantes, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.  A professora coordenadora do EMTI na EE Governador Milton Campos, Nívea Galvão, que também oferta a modalidade de ensino, fala sobre a relevância da educação integral na vida do jovem. “A educação integral além de um maior tempo do jovem na escola ela é pautada na formação humana e na excelência acadêmica. Esse modelo de educação propicia um maior contato dos alunos com o mercado de trabalho por meio dos itinerários formativos, como disciplinas integradoras, questões tecnológicas e práticas comunicativas, fazendo com que o aluno se acerque e viva experiências práticas”.

A formação foi conduzida por jovens voluntários oriundos da Escola da Escolha, modelo de educação integral idealizado pelo ICE. Através de uma parceria de cooperação técnica com a SEE/MG, o ICE traz a tecnologia educacional, a metodologia pedagógica e de gestão das atividades integradoras que são parte do currículo das escolas de ensino médio integral.

Protagonismo e autonomia para a vida

Uma das participantes da formação e aluna do 1º ano do EMTI da EE Professor Hilton Rocha, Nathalia Victoria comenta a experiência de se formar uma jovem protagonista. “Agora que eu aprendi o que é ser um jovem protagonista eu estou gostando porque a escola teve uma confiança em mim, acreditando no meu potencial, e agora eu tenho mais responsabilidade porque estou ensinando novas pessoas”.

Euclides Vieira, Jovem Protagonista Formador e voluntário do ICE na formação, explica como a relação do Projeto de Vida se dá com o desenvolvimento do protagonismo juvenil. “Hoje eu sou fruto das oportunidades que tive e das escolhas que fiz. Esse modelo de escola coloca o estudante no centro das suas atividades, e quando se tem questões a resolver, somos nós enquanto estudantes que partimos com a solução, desenvolvendo uma responsabilidade tanto social quanto pessoal, que nos liga diretamente com o nosso Projeto de Vida”.

EMTI

Uma das iniciativas educacionais que ganhou maior destaque na rede estadual  de ensino nos últimos quatro anos em Minas Gerais foi o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), modalidade que possibilita aos estudantes uma formação mais completa, baseada em uma proposta pedagógica integrada. A Secretaria de Estado de Educação vem promovendo a maior expansão da modalidade na história da rede. Neste ano, foram 210 novas escolas que receberam o EMTI. Atualmente, 592 escolas estaduais ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral, dessas, 152 ofertam a modalidade EMTI Profissional, com 17 cursos técnicos diferentes, como Açúcar e Álcool, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas e Agropecuária.

Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.