Educação promove o 1° Encontro Gerencial dos Profissionais de Recursos Humanos

O evento tem o objetivo de alinhar temáticas da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos para o ano letivo de 2022

31/03/2022

Está acontecendo nesta semana o 1º Encontro Gerencial dos Profissionais de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Com duração de dois dias e voltado para a direção de pessoas, o evento tem o objetivo de planejar as ações da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG para o ano letivo de 2022 e contou com a participação dos diretores de pessoal das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do Estado.

Na abertura do evento, na quarta-feira (30/3), a secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, destacou a importância da agenda com esses profissionais. “Este é o primeiro encontro gerencial presencial pós-pandemia, então é muito bom rever as pessoas. Receber e sentir todo mundo de perto de novo nos deixa mais felizes. Este evento foi pensado para aparar as arestas que precisam ser aparadas e alinhar o que precisa ser alinhado”, disse. Geniana destacou que os profissionais da educação são lembrados diariamente na SEE/MG. “Nossa rede é muito grande e diversa, e os nossos profissionais fazem um belo trabalho e seguram o rojão lá na ponta. Por isso, é muito importante andarmos juntos”, pontuou.

O subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Thomás Resende, explica que a proposta do encontro é de aproximar e estreitar os laços entre os profissionais que lideram as diretorias de pessoal das regionais com a coordenação central da Secretaria. “Queremos fazer um processo de escuta. Então, por exemplo, todas as anotações feitas nos flipcharts durante as dinâmicas, serão utilizados, de forma interna, para que possamos aprimorar o planejamento para o ano letivo, no âmbito da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos.”, contou durante a apresentação do evento.

Dessa forma, o subsecretário espera que este seja um ano muito positivo na gestão de recursos humanos da SEE/MG. “Espero sair daqui contemplado com o atingimento do objetivo do nosso encontro, que é escutá-los e conseguir construir coletivamente o que a gente propõe para o ano de 2022”, salientou Thomás Resende.

Para a diretora de pessoal da SRE Metropolitana A, Tatiane Aparecida Soares de Paula, a participação no encontro foi importante para a troca de experências. “Estou como diretora DIPE desde dezembro de 2019, e três meses depois chegou a pandemia. Então, eu também não tinha participado de nenhum desses encontros. Nesses dois dois anos de muitos desafios e inseguranças, fui aprendendo a ser diretora de pessoal no dia-a dia. Ter contato com pessoas com mais experiências é uma oportunidade fantástica”, revelou.

No segundo dia do evento (31/3), os diretores participam de uma palestras sobre planejamentos de gestão com os superintendentes de Gestão de Pessoas e Normas, Tarcisio Monteiro, e de Desenvolvimento e Avaliação, Paulo Henrique Rodrigues. O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, também estará no encontro para falar sobre propósito e a importância de um bom planejamento estratégico.

Saiba mais sobre a DIPE – Diretoria de Pessoal

A Diretoria de Pessoal – internamente chamada de DIPE – é o setor que planeja, coordena, acompanha, avalia e executa as ações de administração de pessoal e de gestão de recursos humanos das Superintendências Regionais de Ensino, com a supervisão técnica da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos.

Uma das tarefas dos DIPE é a execução de atividades referentes a atos de admissão, concessão de direitos e vantagens, aposentadoria, desligamento e processamento da folha de pagamento, e aspectos relacionados à administração de pessoal dos servidores da SRE e das escolas estaduais da sua circunscrição. Também é de competência do grupo orientar os servidores sobre seus direitos e deveres e quanto à legislação e políticas de pessoal.