Educação participa do lançamento da quinta edição do Movimento Ecos

A ação, fruto de uma parceria da SEE/MG com a Dom Helder Escola de Direito e a EMGE, impactará cerca de 15 mil alunos em 2022

09/05/2022

Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Dom Helder Escola de Direito e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), foi lançado, no último sábado (7/5), a edição 2022 do projeto socioambiental Movimento Ecos. A ação, que acontece desde 2017, impactará cerca de 15 mil alunos da rede estadual neste ano. Chegando em sua quinta edição, o projeto busca conscientizar os jovens sobre a importância da sustentabilidade.

A secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, participou do evento de lançamento da iniciativa, que contou a presença do reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf; o reitor da EMGE, Franclim Jorges Sobral de Brito; o coordenador geral do projeto, Francisco Haas; além de representantes de escolas parceiras.

O Movimento Ecos, que é realizado por meio de um termo de cooperação técnica entre os entes participantes, trabalha ações para a redução do consumo de água, energia e geração de resíduos sólidos em escolas estaduais de ensino médio das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano.

O tema do movimento neste ano é “Ensino e Tecnologia para uma sociedade sustentável”. No lançamento, foram apresentadas as regras para o Projeto Socioambiental 2022, além de editais de outras ações e concursos que serão realizadas dentro do movimento ao longo do ano, tais como o 3° Concurso de Redação “Redige-Ecos”; Pegada Ambiental e Iniciação Científica; 4° Concurso Estadual de Matemática; 3° Festival de Dança; e a 9°Caminhada Ecológica.

Desde que foi implementado, o número de escolas participantes vem aumentando significativamente. Em 2018, eram 98 escolas. Hoje, são 206 unidades de ensino credenciadas, o que impacta cerca de 15 mil alunos. As unidades de ensino que participam do Movimento Ecos desenvolvem atividades com o apoio de professores nucleadores, estagiários, monitores e bolsistas da graduação, mestrado e doutorado da Dom Helder.