Edição 2024 do Jemg bate recorde de inscrição

Jogos Escolares de Minas Gerais, a maior competição esportiva escolar do Brasil, tem adesão de 98% dos municípios mineiros

06/03/2024

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) bateram um novo recorde em 2024. A maior competição esportivo-escolar do Brasil, realizada pelo Governo de Minas, alcançou a marca de 842 municípios inscritos. Isso significa que mais 98% dos municípios mineiros estarão envolvidos nos jogos. A expectativa é que cerca de 40 mil estudantes atletas participem desta edição do Jemg.

O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram e demonstra a importância da prática esportiva e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá ressaltou o esforço coletivo para realização dos Jogos. “O recorde de inscrições na edição 2024 do Jemg foi resultado de um trabalho conjunto da equipe técnica e Diretorias Regionais da Sedese, das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), dos gestores e representantes municipais, além dos professores de educação física, diretores de escolas e dos estudantes atletas”.

Elizabeth Jucá reforça ainda que os números refletem a importância da competição que “encanta milhares de crianças e jovens por meio da prática esportiva, promovendo a saúde, a autoestima, a inserção social e a formação integral do indivíduo”, comemora.

Inscrições

Nesta etapa de inscrição, os municípios demonstram o interesse em participar do Jemg nas modalidades coletivas e o xadrez. Posteriormente, a Sedese irá divulgar as datas de inscrições das demais modalidades.

Além do xadrez, o Jemg 2024 vai contar com as modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futsal, futebol de cegos, futebol de PC, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), halterofilismo PcD, goalball, handebol, judô, judô PCD, karatê, natação, natação PCD, parabadminton, parataekwondo, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol sentado, vôlei de praia e wrestling, nos naipes masculino e feminino.

Cronograma

O Jemg é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual. O início da primeira etapa está previsto para 1/4.

Competição

O Jemg é uma competição esportiva dedicada a todas as escolas públicas e particulares do estado. Podem participar estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos. O Módulo I é voltado para aqueles nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já o Módulo II para os estudantes-atletas com data de nascimento em 2007, 2008 e 2009.

Os jogos funcionam como seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), Jogos da Juventude (Jjuv) e para as Paralimpíadas Escolares.

O Jemg é uma iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).