Começa nesta terça-feira (1º/2) o período de inscrições para as vagas remanescentes da rede pública de ensino

Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro para uma vaga ainda disponível no sistema e terão até dois dias úteis para formalizar a matrícula na instituição escolhida Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar a matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais, mas ainda tem o […]

01/02/2022
-
4 min de leitura

Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro para uma vaga ainda disponível no sistema e terão até dois dias úteis para formalizar a matrícula na instituição escolhida

Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar a matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais, mas ainda tem o interesse em garantir uma vaga no ano letivo de 2022, podem aproveitar a nova chance: está aberto o processo para o preenchimento das vagas remanescentes, de 1º a 23 de fevereiro.

O interessado maior de 18 anos ou o responsável pelo aluno menor de idade deve acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno que o aluno pretende estudar. O sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua zona de interesse.

Optando por uma escola, o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na instituição escolhida, com a apresentação da documentação necessária. Caso o candidato não confirme a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada a outro candidato.

Neste momento esta é a única forma de assegurar uma vaga pública no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, Ensino Médio Integral ou Integral Profissional.

Em 2022 o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) oferta número recorde de vagas

Em 2022, Minas Gerais está dando o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e no número de vagas. São 601 escolas e um total de 97 mil vagas na modalidade.

O EMTI também está com o período aberto para o preenchimento de vagas remanescentes. O interessado para este formato de ensino também terá até 23 de fevereiro para se cadastrar. Para garantir a vaga, o interessado deve acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). O site querointegral.com.br/mg disponibiliza a lista das escolas estaduais mineiras que ofertam o EMTI e detalhes sobre as vantagens dessa modalidade de ensino.

Além de proporcionar a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, a jornada escolar ampliada ajuda no aprendizado regular e no desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas. Aliado ao estudo regular há o oferecimento de projetos experimentais e atividades extras de acordo com o interesse do aluno.

Documentação
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
– Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
– CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
– Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
– Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
– Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
– Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.