Com recursos repassados pela SEE/MG, escola de Piumhi incentiva estudantes a escreverem textos que resultaram em um livro

No último ano, todas as escolas da rede receberam recursos para serem aplicados em atividades de fortalecimento da aprendizagem

28/03/2022

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está desenvolvendo ações para o fortalecimento das atividades pedagógicas nas escolas estaduais. Em 2021, as unidades de ensino receberam recursos para serem aplicados em intervenção pedagógica, reforço escolar, sábados letivos, escola acolhedora e em atividades complementares construídas pelos professores. Foram liberadas quatro parcelas ao longo do ano, totalizando R$ 107,6 milhões. E os frutos dos projetos estão sendo colhidos este ano.

Na Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta, no município de Piumhi, os recursos foram utilizados para ações voltadas para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos. “Com os recursos elaboramos uma cartilha com os estudantes sobre a Covid-19. Eles produziram os textos e nós fizemos a impressão. Também realizamos um campeonato de xadrez, que de forma interdisciplinar trabalhou a matemática”, conta a diretora da escola, Selma Garcia da Cunha.

Outro projeto realizado e que conquistou alunos e professores foi o “Minha produção de texto pode virar um livro”. No último semestre do ano passado, os professores escolheram os gêneros textuais, um para cada ano de escolaridade, e estimularam os alunos a fazerem a leitura de diferentes produções para que pudessem identificar as características de cada uma. Depois, eles produziram seus próprios textos e desenhos. As produções dos alunos deram origem ao livro “Pequenos autores, grandes histórias”, que foi conhecido pelos estudantes este ano.

William Menezes, do 9º ano do ensino fundamental, escreveu uma crônica sobre a importância da leitura e ficou muito feliz ao ver seu texto publicado. “Eu achei muito bom. Fiquei famoso na escola”, conta. Para o estudante, o aprendizado ficou mais prazeroso com as atividades diferenciadas desenvolvidas pela unidade de ensino. “Assim ficou mais fácil e gostoso aprender”, conclui.

Já Sthefany Sophia da Costa Silva , 8º ano do ensino fundamental, encontrou no gênero carta uma forma de se expressar. “A minha carta foi endereçada para as pessoas do futuro. Ela fala que é sempre bom pensar nas pessoas, no amanhã e aproveitar o hoje. Foi uma forma que eu encontrei de expressar o que estava sentindo”, finaliza.

Depois de dois anos de muitos desafios para educação por causa da pandemia da Covid-19, a diretora Selma destaca que todos os projetos desenvolvidos com os recursos enviados pela SEE/MG foram importantes e estão auxiliando na melhoria do aprendizado dos estudantes.

“As atividades desenvolvidas colocaram os alunos como protagonistas das ações. Com o recurso, tivemos a oportunidade de ver o concreto e ter o produto em mãos e isso foi muito gratificante. Os alunos já estão planejando o volume 2 do livro”, afirma a gestora.

Todos os estudantes da escola participaram das ações de fortalecimento da aprendizagem. Para o livro “Pequenos autores, grandes histórias”, foi escolhido um texto de cada turma, e entregue um exemplar impresso para cada aluno.