Com o início do ano letivo, secretária Julia Sant’Anna retoma agenda de reuniões de trabalho com gestores escolares

Ao longo desta semana, encontros foram realizados com diretores de escolas estaduais das Superintendências Regionais de Ensino de Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está cada vez mais próxima dos gestores escolares. Nesta quarta-feira (16/2), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, encerrou uma série de […]

17/02/2022

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está cada vez mais próxima dos gestores escolares. Nesta quarta-feira (16/2), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, encerrou uma série de reuniões com diretores de escolas estaduais de três Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do setor Triângulo: Ituiutaba (15/2), Uberlândia (16/2) e Uberaba (16/2). Os encontros com os profissionais dos municípios sede das regionais foi presencial e contou com a participação remota dos diretores de escolas das demais cidades.

Durante as reuniões, Julia Sant’Anna destacou a importância dos encontros para o alinhamento do trabalho. “A coisa mais importante para mim é conseguir estar perto de vocês e agradecer. Nada muda na educação se o secretário não estiver muito perto da escola”, afirmou.

Na SRE de Ituiutaba, a reunião foi realizada na EE Heitor José de Castro. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Em todas as SREs, as reuniões tiveram início com a secretária fazendo um balanço dos últimos anos e parabenizando os diretores pelo trabalho desenvolvido. Ela lembrou que Minas Gerais foi destaque em um estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostrou que o estado teve um dos três melhores ensino remoto do país. Também mostrou que, em 2021, o estado conseguiu ter a maior despesa executada de sua história com educação. Os investimentos robustos em obras, aquisição de mobiliário e equipamentos e em alimentação também foram ressaltados. Julia também salientou a importância dos gestores escolares estimularem os professores a participar das formações sobre o Novo Ensino Médio. As formações são gratuitas e podem ser acessadas no site da Escola de Formação.

Os encontros foram realizados para ouvir os gestores e conhecer cada vez mais suas realidades. Em Ituiutaba, a diretora Maria Helena Silva Oliveira, da Escola Estadual Fernando Alexandre, falou sobre os recursos que têm chegado pontualmente às escolas. “Estamos no tempo da colheita. Esta gestão trouxe de volta a dignidade para as escolas”.

Em Uberlândia, o momento foi importante para que todas as dúvidas dos gestores fossem esclarecidas. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Em Uberlândia, Julia Sant’Anna foi recebida pelos músicos do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Durante a reunião, a gestora da Escola Estadual José Gomes Junqueira, Wilza Gomes Neves Reis, destacou que “o que se vê é uma gestão da SEE/MG preocupada com os espaços da escola” e que isso a deixa muito feliz.

Já em Uberaba, a diretora Carolina de Freitas de Carvalho, da Escola Estadual Felício de Paiva, fez um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “O estado tem cumprido sua obrigação e bem cumprido. Estou na gestão desde 2016 e de lá pra cá é a primeira vez que estamos trabalhando com recurso”.

Em Uberaba, os gestores perguntaram sobre Ensino Médio em Tempo Integral, certificação ocupacional, valorização profissional, entre outros. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

Durante as visitas às Superintendências Regionais de Ensino, a secretária Julia também teve a oportunidade de visitar escolas estaduais e conversar um pouco com alunos e servidores.