Com Itinerários Formativos, Novo Ensino Médio abre espaço para a formação de valores e protagonismo dos estudantes mineiros

Uma das principais novidades é o currículo flexível. A ideia é que os alunos possam escolher a área de conhecimento de acordo com os seus interesses.

13/10/2022

Os alunos que ingressaram no 1º ano do Ensino Médio em 2022 encontram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era ofertada. É que neste ano foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio, com as mudanças previstas na Lei Federal nº 13.415/17. Os estudantes agora passaram a ter carga horária maior e podem escolher e se aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de seus interesses. Para possibilitar essas escolhas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) organizou itinerários de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico do professor.

Neste novo modelo, a Formação Básica é alinhada aos Itinerários Formativos para atender os princípios da formação humana integrada ao protagonismo juvenil, proporcionando uma flexibilidade no currículo do aluno. É no Itinerário Formativo que o aluno pode vivenciar componentes curriculares diferenciados como o Projeto de Vida, que articula a construção de conhecimentos para a formação de valores e protagonismo do estudante, possibilitando a sua ampliação de visão de mundo, tomada de decisão, autonomia e responsabilidade.

A diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima, explica como funciona o novo modelo. “A ideia é que os estudantes possam escolher e se aprofundar na área de conhecimento entre as oferecidas nas instituições de acordo com os seus interesses. O Itinerário Formativo está organizado por Unidades Curriculares que são ofertadas igualmente para toda a rede ao longo de todo o percurso, mas permitem uma escolha anual de todos os estudantes a partir do segundo ano”, explica Rosely.

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte, os alunos receberam de forma positiva as mudanças. “O Novo Ensino Médio serve para ampliar as áreas de conhecimento e fazer uma preparação para quando sairmos da escola ampliar os horizontes do mundo do trabalho, faculdade entre outros”, comenta a aluna Giovana Cristine Pinheiro Lopes, 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio na escola.

A implementação do Novo Ensino Médio está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino mineira e será concluída em todas as etapas (do 1° ao 3° ano) em 2024. “A rede mineira vem implementando o Novo Ensino Médio de forma gradual, cuidadosa e responsável em razão das inovações trazidas pelo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio (CRMG) e, em especial, por seu robusto sistema de ensino. Em 2022, realizamos a implementação para todas as turmas de 1º ano, possibilitando a apropriação gradativa da nova arquitetura escolar. Em 2023, a SEE/MG vai ampliar essa vivência pedagógica para todas as turmas do 2º ano, e em 2024, turmas do 3º ano também serão contempladas”, explica a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima.

Projeto de Vida

Também entre as principais novidades, está o Projeto de Vida, um dos de grande destaque entre os estudantes. O Projeto de Vida, permite que os alunos recebam apoio pedagógico para que possam descobrir seus objetivos, anseios pessoais e profissionais em atividades ministradas durante as aulas elaborando estratégias para concretizar tais objetivos.

A diretora da Escola Estadual Paschoal Comanducci, Renata Corrêa, explica como este componente funciona. “O projeto de vida faz parte do novo plano curricular do ensino médio. As aulas tem o propósito de atividades que retratem a realidade do estudante, abrindo o leque para que ele possa ter clareza de qual área seguir, principalmente no campo profissional”, explica a diretora.