Cemig moderniza a iluminação de cerca de 300 escolas estaduais em Minas

Programa de Eficiência Energética garante salas confortáveis para alunos e profissionais da educação O ano letivo começou com salas de aulas mais iluminadas e confortáveis para milhares de alunos e profissionais da educação. O projeto Cemig nas Escolas promoveu a substituição de lâmpadas mais antigas por outros com tecnologia de Led em quase 300 escolas […]

01/03/2023
-
3 min de leitura

Programa de Eficiência Energética garante salas confortáveis para alunos e profissionais da educação

O ano letivo começou com salas de aulas mais iluminadas e confortáveis para milhares de alunos e profissionais da educação. O projeto Cemig nas Escolas promoveu a substituição de lâmpadas mais antigas por outros com tecnologia de Led em quase 300 escolas de 43 cidades de diferentes regiões do estado.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas e, nesse caso, a comunidade escolar, sobre o uso eficiente da energia.

“O Programa de Eficiência Energética da Cemig busca a implementação de tecnologias mais eficientes, duráveis e econômicas, mantendo o conforto que a energia elétrica oferece. Nós buscamos mostrar que é possível reduzir o desperdício, optando por equipamentos mais modernos”, explica o gerente. Especificamente no caso do Cemig nas Escolas, o gerente afirma, ainda, que “estar em um ambiente de transformação, como as instituições de ensino, reafirma o compromisso da Cemig com o desenvolvimento do estado”.

Ainda de acordo com Ronaldo Lucas, a ação também busca disseminar a cultura de economia de energia no ambiente escolar, fazendo com que os estudantes levem este exemplo para casa, incentivando os pais e responsáveis a praticar cada vez mais o uso inteligente e eficiente de energia elétrica.

Cemig nas Escolas

O Cemig nas Escolas é realizado por meio dos recursos do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um dos principais benefícios da iniciativa é contribuir para a melhoria na qualidade do ensino devido à adequação da iluminação do ambiente de estudos.

Além disso, o projeto Cemig nas Escolas busca trabalhar a conscientização da redução do desperdício de energia e a necessidade de ampliação dos debates sobre energia renovável. Assim, de forma piloto, foram implantadas microusinas fotovoltaicas em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A presença do equipamento nas escolas reflete o ensino da ciência e exemplifica as discussões sobre o tema, além de a energia gerada permitir um abatimento no consumo da rede estadual de ensino.

A iluminação de importantes prédios ligados à cultura e à educação em Minas Gerais, como a Biblioteca Pública Estadual e o Arquivo Público Mineiro, ambos localizados no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, também foi substituída pela Cemig.

Escolas beneficiadas

Desde que o projeto Cemig nas Escolas começou, mais de 2.700 unidades escolares da rede estadual localizadas na área de concessão da companhia já foram atendidas com a substituição de lâmpadas em todas as salas e demais espaços escolares, com investimentos que chegam a R$ 49,4 milhões. A previsão é de que todas as mais de 3,3 mil escolas estaduais mineiras sejam atendidas até o 2º semestre deste ano.