Café com Prosa 2023 apresenta a Reconfiguração do Sistema Educacional entre Undime-MG e SEE/MG

A edição especial do Café com Prosa será realizada nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, em BH. É necessário realizar a inscrição para participar do evento  Imagine uma grande roda de conversa regada a um bom cafezinho e muitas pautas relevantes à Educação Pública. Para completar, os participantes são agentes atuantes e […]

17/02/2023
-
4 min de leitura

A edição especial do Café com Prosa será realizada nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, em BH. É necessário realizar a inscrição para participar do evento 

Imagine uma grande roda de conversa regada a um bom cafezinho e muitas pautas relevantes à Educação Pública. Para completar, os participantes são agentes atuantes e integrantes no cenário estadual e municipal de ensino. É assim que a 8ª Edição Especial do Café com Prosa da Undime-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), acontecerá no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 28 de fevereiro e 1º de março. Todos os 853 municípios mineiros foram convidados para os debates e esclarecimentos dos principais temas educacionais em destaque na Gestão da Educação Municipal no ano de 2023 e para o momento histórico e inédito de institucionalização do Regime de Colaboração entre Undime-MG e SEE/MG. 

O Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, participará juntamente com as 47 Superintendências Regionais de Ensino, 47 Coordenadorias Regionais Undime-MG e Coordenadorias de Inspeção. O convite para participação no evento foi estendido aos 853 Prefeitos, Dirigentes Municipais de Educação de MG e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação.

Assuntos abordados 

Ações conjuntas: Serão apresentadas as ações que já foram traçadas em conjunto entre Undime-MG e SEE/MG, como o Calendário Escolar 2023, além dos planejamentos previstos, especialmente com foco na área pedagógica, inclusive formações. 

Superintendências Regionais de Ensino e Coordenadorias Regionais Undime-MG: A proposta de integração dos trabalhos regionalmente será abordada e fortalecida, com momentos presenciais e virtuais pré-estabelecidos, para construção de uma agenda com propósitos baseados em resultados e evidências que serão publicizados e enaltecidos nacionalmente como uma estratégia inovadora.  

Resoluções 486 e 488 / 2022 CEE-MG: Apresentação e esclarecimentos das adequações a serem publicadas, de acordo com as demandas recebidas dos Municípios, sobre as dificuldades de cumprimento de tais legislações, após acolhida do referido Conselho às evidências encaminhadas pela Undime-MG. Contaremos com a presença do Sr. Felipe Michel Braga – Presidente do Conselho Estadual de Educação de MG.  

Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE): Apresentação do processo de construção coletiva da nova modalidade de pagamento por quilômetro rodado do PTE, com parceria integral da Undime-MG, através da Comissão de Transporte Escolar, e das previsões de monitoramento e avaliação constantes do Programa a serem implementadas, para pautar futuras decisões e adequações. Contaremos com a presença do Subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes.  

Novo Fundeb / Salário Educação – FNDE: Exposição e detalhamentos da legislação do Novo Fundeb e do cumprimento das novas demandas, assim como explanação sobre o Salário Educação e todas as dúvidas em torno do tema.  

Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública para o exercício de 2023 – SASE/MEC: Legislação, proporcionalidade, obrigatoriedade e recomposições salariais.  

Parceiros: Apresentação das ações conjuntas que seguem em curso e seus aprimoramentos previstos em prol da Educação Pública Mineira como: MPMG, SEBRAE, MEC, FNDE, TCE-MG, Associações e Consórcios Intermunicipais, entre outros.  

Produtos e serviços: Exposição de produtos e serviços de empresas parceiras, 100% voltados à melhoria da Educação Pública, com disponibilização de materiais, portfólios, networking e agendamentos futuros.  

Intercâmbio: Momentos ricos de trocas de experiências com autoridades, Prefeitos, Dirigentes, Equipes e especialistas de todo o Estado de MG. O público estimado é de mil pessoas.

Inscrições

Os municípios filiados à Undime-MG em 2023 terão a inscrição gratuita para até 10 participantes, através de um cupom de desconto que deverá ser solicitado pelo telefone (31) 9 8751-4760 ou e-mail administrativo@undimemg.org.br.

Municípios não filiados à Undime-MG em 2023, as inscrições terão custo de R$300,00 (trezentos reais) por pessoa.  Para se inscrever, acesse www.undimemg.org.br ou pelo site do Sympla https://www.sympla.com.br/cafe-com-prosa-2023—8-edicao__1849620, onde também está disponível a programação completa do evento.