
Balanço 2021: novas ferramentas garantem aprendizado dos alunos da rede estadual de Minas
Teleaulas do Se Liga na Educação, por exemplo, alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Conexão Escola 2.0 teve mais de 1 milhão de downloads O ano de 2021 foi mais um em que a criatividade, esforço e empenho dos educadores foram fundamentais para garantir o aprendizado dos alunos da rede estadual durante o período […]
Teleaulas do Se Liga na Educação, por exemplo, alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Conexão Escola 2.0 teve mais de 1 milhão de downloads
O ano de 2021 foi mais um em que a criatividade, esforço e empenho dos educadores foram fundamentais para garantir o aprendizado dos alunos da rede estadual durante o período de pandemia de covid-19. As ferramentas do Regime de Estudo Não Presencial, mais uma vez, foram o guia para que os alunos tivessem a garantia da educação. E os números de acesso comprovam mais um ano de sucesso do Plano de Estudo Tutorado (PET), Se Liga na Educação e o aplicativo Conexão Escola 2.0 e o site Estude Em Casa.
Os números são superlativos. Considerando apenas o aplicativo Conexão Escola 2.0 foram mais de 1 milhão de downloads na Play Store. No site estude em casa foram 42.054.250 acessos, atendendo a um total geral de 4.299.343 usuários. O ano ainda marcou a melhoria na qualidade das conexões e a estreia no Google Sala de Aula, que possibilitou ainda mais interação entre professores e alunos.

E não para por aí. As teleaulas do Se Liga na Educação alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Foram 2.400 aulas exibidas no ano, com aproximadamente 800 horas/ano, considerando conteúdo inédito e reprises. Além disso, foram 720 blocos Tira-dúvidas ao longo do ano – momento em que os professores respondem ao vivo às perguntas enviadas pelos estudantes -, com 240 horas/ano. O número também considera inéditos e reprises. O programa vai ao ar na Rede Minas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30.
O programa é transmitido pela TV aberta para 1,4 milhão de alunos, o que representa mais de 82% dos estudantes matriculados na rede pública estadual. Além disso, as teleaulas podem ser assistidas pelo Youtube e pelo aplicativo Conexão Escola 2.0.
Ano positivo
Na avaliação do diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Weynner Lopes Rodrigues, 2021 foi um ano destacável. Com a rede mais madura com o regime remoto, foi o momento de colher ainda mais melhorias nas estratégias. O ano letivo começou completamente remoto, passou para o formato híbrido e terminou com as aulas presenciais, exceção apenas dos municípios que têm algum decreto impeditivo.
“O balanço que a gente tem é muito positivo. De 2020 para 2021 tivemos uma aceitação muito grande da rede. Conseguimos melhorar bastante a qualidade das nossas aulas, do nosso material com participação da rede, que esteve engajada e empenhada sempre dando feedback e fazendo construções críticas com a gente no material”, destaca.

Ao longo do ano, a equipe responsável pelas teleaulas foi renovada e ampliada. O que permitiu ganho na qualidade das produções, como destaca o diretor da Escola de Formação. “O aumento do nosso quadro também foi um ganho muito importante, multiplicamos por dois o número de profissionais que estavam disponíveis para as gravações, isso impactou de forma muito positiva. Os professores tiveram um número menor de material para gravar e eles puderam se dedicar de forma mais qualitativa na produção de seu material”, afirmou.
Outro destaque positivo de 2021 é a mudança da periodicidade do Plano de Estudo Tutorado (PET). As apostilas, antes distribuídas em edições mensais, passaram a ser bimestrais. Com isso, o ganho foi relevante, segundo Weynner. Mais de 98% dos estudantes que não têm acesso à internet receberam o material impresso. “Com mais tempo de produção conseguimos melhorar bastante a produção do material, não só dos PETs, mas na produção das aulas. Os professores tiveram mais tempo para se debruçar sobre a produção de conteúdo e isso reverberou e refletiu na qualidade melhor das aulas que foram gravadas e transmitidas”.