Alunos do Trilhas de Futuro recebem visita do vice-governador em Uberaba

Programa está com inscrições abertas para 77 cursos técnicos gratuitos Alunos do programa Trilhas de Futuro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, receberam a visita do vice-governador Professor Mateus. Na última sexta-feira (3/2), ele conversou com alunos e conheceu as estruturas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é parceiro do Governo de Minas no programa. O Trilhas de Futuro é […]

09/02/2023
-
3 min de leitura

Programa está com inscrições abertas para 77 cursos técnicos gratuitos

Alunos do programa Trilhas de Futuro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, receberam a visita do vice-governador Professor Mateus. Na última sexta-feira (3/2), ele conversou com alunos e conheceu as estruturas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é parceiro do Governo de Minas no programa.

O Trilhas de Futuro é um programa da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), considerada uma referência nacional no acesso ao ensino técnico para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio, das redes públicas e particulares, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio. Pessoas que já concluíram essa etapa de ensino podem participar do programa.

Mudança de vida

Um dos alunos que estuda por meio do programa no Senai de Uberaba é o jovem Ryan Victor Fiuza, que faz parte do curso técnico em eletrônica. Ele contou ao vice-governador que tem dado orgulho aos pais se dedicando aos estudos e que acredita estar construindo uma boa carreira profissional.

“Meus pais sempre me falaram que não tiveram essa oportunidade quando eram jovens, pois, se tivessem, teriam aproveitado. Por isso me dedico bastante e me agarro a essa possibilidade para conseguir uma carreira profissional e um bom futuro. Hoje, o mercado está aquecido e essa demanda está aumentando. Nós jovens temos que aproveitar e surfar nessa onda”, afirmou o estudante de eletrônica.

Já o jovem Alexandre Camilo Júnior é aluno do curso de mecatrônica, uma das áreas de maior investimento do Trilhas de Futuro. Ele conta que a oportunidade tem mudado sua vida e aconselha outros jovens a buscarem o programa.

“Isso aqui é algo maravilhoso, estamos tendo a oportunidade de mudar o futuro, de melhorar o país por meio da educação. Hoje, vários familiares me dizem que gostariam de ter tido essa oportunidade no passado. Por isso, eu recomendo aos jovens que corram atrás da vaga e participem do Trilhas de Futuro”, afirma.

O vice-governador destacou que o programa é inclusivo e visa melhorar a vida dos mineiros. “O Trilhas de Futuro é para todos. É uma maneira de qualificar a mão de obra no estado, melhorando a renda das pessoas e garantindo que elas possam sair das instituições de ensino com o curso técnico concluído, tendo mais oportunidades no mercado de trabalho que, cada vez mais, exige qualificação. Portanto, é importante que todos fiquem atentos às vagas e participem do programa”, disse.

Inscrições abertas

Os interessados em participar do programa Trilhas de Futuro já podem se inscrever em um dos 77 cursos técnicos gratuitos oferecidos nesta edição. O Governo de Minas, por meio da SEE/MG, abriu 40 mil novas vagas, distribuídas em instituições de ensino públicas e privadas. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br, até o dia 15/2, prazo final.

A nova etapa o programa é oferecida em mais dez municípios, totalizando 124 onde há cursos disponíveis. Os estudantes contam com ajuda de custo para alimentação e transporte. O catálogo de cursos também ganhou mais sete opções: Planejamento e Controle de Produção, Vigilância em Saúde, Cibersistemas para Automação, Agroindústria, Transporte de Cargas, Internet das Coisas IOT e Celulose e Papel. Os cursos oferecidos e as instituições em que serão ministrados constam no Catálogo de Cursos, divulgado em 30/1.