Alunos da rede estadual de ensino de Minas comemoram a conquista de vagas em universidades públicas

Após a divulgação dos resultados do Sisu, jovens de todo o estado falam sobre a alegria da conquista e agradecem o apoio dos professores Eles concluíram o ensino médio na rede estadual de ensino de Minas Gerais em 2021 e, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, este ano, conquistaram a tão […]

03/03/2022

Eles concluíram o ensino médio na rede estadual de ensino de Minas Gerais em 2021 e, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, este ano, conquistaram a tão sonhada vaga em uma universidade. A conquista é resultado de muito esforço pessoal e também do auxílio de professores e gestores que acreditam no potencial de seus estudantes. Em todo o estado, diversos alunos de escolas estaduais mineiras se destacaram nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistaram vagas em universidades públicas e privadas. Confira abaixo histórias de alguns desses jovens que irão ingressar no ensino superior.

Maria Fernanda Silva é uma ex-aluna da rede estadual de ensino que está feliz com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela conquistou quarto lugar no curso de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Maria Fernanda conquistou o quarto lugar no curso de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei. Foto: Arquivo Pessoal

A jovem se esforçou muito e contou com apoio dos professores e da direção da escola. “Tentei me preparar por mim mesma e meus professores me mandaram alguns materiais e, também eu usava o Plano de Estudo Tutorado (PET). O apoio principal foi da professora de Língua Portuguesa, Gláucia, que corrigia minhas redações e me dava dicas dos pontos que eu precisava melhorar. A professora de Matemática Ariadna me ajudava com questões de provas antigas do Enem e novos exercícios. A diretora Ângela me incentivou muito também”, conta.

Maria Fernanda também conquistou vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em instituições privadas, mas vai realizar seu sonho na UFSJ. A vontade de fazer Administração é uma herança de família. A jovem sempre acompanhou o pai em sua rotina de trabalho e se apaixonou pela profissão.

Foi vendo o dia a dia dos pais, que outro aluno da rede estadual escolheu seu curso. Luiz Fernando Caixeta Barcelos concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Atanásio, localizada no distrito de Quintinos, em Carmo do Paranaíba, e foi aprovado em 1º lugar no curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Meus pais sempre mexeram com fazenda e com plantação e eu sempre ia com eles. É uma área que eu gosto”.

Luiz Fernando foi aprovado para o curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa. Foto: Arquivo Pessoal

Sobre a preparação para o Enem, o estudante conta que a escola ajudou muito. “Eu entrei pela cota voltada para alunos de escolas públicas e estou muito feliz. A minha preparação foi praticamente só na escola. Estamos em uma cidade pequena e muitos professores são daqui mesmo. Nossa relação é muito próxima. Eles sempre perguntavam como estavam os estudos, se tinha alguma dúvida específica e passavam exercícios voltados para o Enem”, conclui.

Já Ana Luísa de Oliveira Martin concluiu o ensino médio na Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia. Ela conta que começou a se preparar para o vestibular ainda no 1º ano do ensino médio e que sempre contou com o apoio dos professores. “Comecei no 1º ano e os professores me auxiliaram muito, com muitas dicas e exercícios. No 2º ano, mesmo com a pandemia, a comunicação era boa e eles tiravam minhas dúvidas. No 3º ano fiz um cursinho e foquei também na escola. Meus professores responderam milhões de perguntas e me mandavam exercícios”, afirma.

Ana Luísa mandou um recado de gratidão para seus professores. Foto: Arquivo Pessoal

Este ano, Ana Luísa iniciará o curso de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A futura universitária tem um recado muito importante para os professores que a auxiliaram. “Muita gratidão. Fiquei muito feliz pelo apoio. Se hoje consegui minha vaga foi por conta do auxílio e apoio deles”.